Dicas: livros universitários em Braille para alunos com deficiência visual

Encontrar livros universitários em Braille no Brasil ainda é um desafio. A adaptação de livros universitários para pessoas com deficiência visual existe em baixa quantidade, se tornando pouco acessível aos estudantes do ensino superior.

Normalmente, as adaptações de obras é feita principalmente em braille, em formato audiolivro e em relevo. No Brasil, cerca de 1,3 bilhão de pessoas no mundo vive com alguma forma de distúrbio de visão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por meio do braille, é possível estabelecer comunicação entre pessoas cegas ou com deficiências visuais, garantindo competência, independência e igualdade.

Livros universitários em Braille

Uma iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na Bahia, torna acessível para todas as pessoas livros em braille, audiolivros e aplicativos de leitura nos computadores na Biblioteca Central Julieta Carteado. O acervo contém livros em braille, em áudio e audiolivros no site da instituição.

Outras opções são a Fundação Dorina Nowill e a Biblioteca Louis Braille do Centro Cultural São Paulo. A Fundação Dorina Nowill disponibiliza audiobooks e livros digitais. Os livros universitários e de referência, em geral, são adaptados para o formato digital acessível. Já os livros didáticos muito ilustrados ou com fórmulas – como os de Matemática, Física, Química ou Geografia, com mapas – também são preferencialmente adaptados para o Braille.

FONTE:
Educa Mais Brasil

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore