Dicas: livros universitários em Braille para alunos com deficiência visual

Encontrar livros universitários em Braille no Brasil ainda é um desafio. A adaptação de livros universitários para pessoas com deficiência visual existe em baixa quantidade, se tornando pouco acessível aos estudantes do ensino superior.

Normalmente, as adaptações de obras é feita principalmente em braille, em formato audiolivro e em relevo. No Brasil, cerca de 1,3 bilhão de pessoas no mundo vive com alguma forma de distúrbio de visão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por meio do braille, é possível estabelecer comunicação entre pessoas cegas ou com deficiências visuais, garantindo competência, independência e igualdade.

Livros universitários em Braille

Uma iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na Bahia, torna acessível para todas as pessoas livros em braille, audiolivros e aplicativos de leitura nos computadores na Biblioteca Central Julieta Carteado. O acervo contém livros em braille, em áudio e audiolivros no site da instituição.

Outras opções são a Fundação Dorina Nowill e a Biblioteca Louis Braille do Centro Cultural São Paulo. A Fundação Dorina Nowill disponibiliza audiobooks e livros digitais. Os livros universitários e de referência, em geral, são adaptados para o formato digital acessível. Já os livros didáticos muito ilustrados ou com fórmulas – como os de Matemática, Física, Química ou Geografia, com mapas – também são preferencialmente adaptados para o Braille.

FONTE:
Educa Mais Brasil

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore