Um levantamento divulgado pelo grupo Cannect mostrou que as buscas por cannabis medicinal na odontologia cresceram 300% entre março de 2022 e março de 2023.
Essas pesquisas aumentaram sobretudo após a RDC 660/2022 emitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que incluiu cirurgiões dentistas no grupo de profissionais que podem solicitar medicamentos à base da planta para importação.
Antes da resolução, produtos odontológicos à base de cannabis só podiam ser prescritos por médicos. Cabe ressaltar que apenas o uso medicinal é permitido no Brasil, perante receita e autorização da Agência. Portanto, a nova regra facilitou o acesso tanto para cirurgiões dentistas quanto para pacientes.
O diretor médico da Cannect, Rafael Pessoa, entende que diminuir a burocratização de importação traz benefícios a quem utiliza medicamentos tradicionais e sofre com seus efeitos colaterais, e também a pessoas que precisam de cuidados paliativos, por exemplo.
“Sem termos a liberação para estoque dos produtos no Brasil, cria-se uma barreira de acesso a esses pacientes”, afirma Pessoa.
Interesse também parte dos pacientes
Durante a conferência “Odontologia do Futuro”, promovida pela Cannect em março, o cirurgião dentista e vice-presidente da SBOCAN (Sociedade Brasileira de Odontologia Canabinoide), Guilherme Martins, afirmou que o aumento da procura por tratamentos bucais com cannabis também parte dos pacientes.
“Tem ocorrido um movimento dentro dos consultórios, onde existe uma alta demanda de pacientes que já perguntam de que forma o ‘canabidiol’ pode auxiliar em bruxismo e dor orofacial, por exemplo. Os pacientes estão cada vez mais cientes desse tipo de terapêutica e têm uma aceitação muito positiva”.
Ele garante que a troca de informações é de extrema importância, uma vez que, no Brasil, 95% dos dentistas nunca receitaram cannabis medicinal. Isso ocorre porque a grande maioria pouco sabe sobre a variedade de tratamentos.
Pensando em capacitar cada vez mais profissionais, a Dr. Cannabis, vertical de educação da Cannect, tem um curso destinado para odontologia.
Cannabis medicinal na odontologia
As aplicações vão desde dor crônica e cicatrização de tecidos bucais à patologias derivadas da ansiedade, como o bruxismo.
“Lembramos que assim como outros tratamentos com cannabis, o primeiro passo é procurar por um profissional habilitado a receitar tais medicamentos. Em nosso portfólio, contamos com mais de 800 derivados da planta desenvolvidos para uso medicinal. São apresentados em diversos modelos: óleo, creme, spray, gummie (balas) e até mesmo flores. Alguns deles são indicados para cuidados orais”, afirma Pessoa.
Fonte: www.cannect.life