A Seleção Brasileira de futebol de cegos derrotou o Japão por 2 a 0, neste sábado, 27, e conquistou o bicampeonato do Grand Prix da modalidade, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O pernambucano Raimundo Nonato no primeiro tempo e o paranaense Tiago Paraná, no segundo, decretaram a vitória brasileira e coroaram uma campanha invicta, com cinco vitórias, 14 gols marcados e apenas um sofrido.
Esse foi o segundo título consecutivo do Brasil em sua segunda participação no Grand Prix. No ano passado, em Puebla, no México, a Seleção Brasileira derrotou a rival Argentina, nos pênaltis (3 a 2), após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar.
No jogo, desde o início o Brasil tomou a iniciativa, contra um Japão que tentava neutralizar as investidas de Nonato, a referência ofensiva do time brasileiro. O primeiro gol não demorou a sair. Aos nove minutos, Tiago Paraná fez a jogada pela direita e passou para Nonato, artilheiro isolado da competição, marcar seu sétimo gol no Grand Prix.
No segundo tempo, a Seleção Brasileira apresentou postura mais cautelosa diante de um Japão que mostrou muito empenho em busca do empate. O jogo ganhou momentos de tensão diante do placar apertado. O gol que trouxe alívio para os torcedores saiu apenas quando faltavam seis segundos para o final da partida. Em jogada individual, Tiago Paraná arrancou com a bola desde o meio do campo e finalizou no canto esquerdo do goleiro japonês.
Entre os premiados do dia, Nonato foi eleito o artilheiro do torneio, enquanto a seleção do Chile ficou com o troféu Fair Play. Além disso, Dylan Malpas, goleiro da Inglaterra, foi eleito o melhor da posição. A Argentina, que derrotou a França por 1 a 0 na preliminar da final, terminou com a terceira colocação.
Grande protagonista do jogo e do Grand Prix, Nonato celebrou a boa fase dentro de campo. “Estou muito feliz com todos os prêmios individuais, uma felicidade que completa a outra, mas o importante é que pude marcar e ajudar a Seleção Brasileira a conquistar esse título tão importante”, afirmou. “Foi muito bacana jogar com essa torcida que nos trouxe uma energia incrível”, acrescentou.
Autor de um gol e uma assistência, Tiago Paraná ressaltou a evolução da equipe brasileira dois meses antes do Mundial. “O Brasil está em constante evolução, não dá para para o jogador chegar na Seleção e ficar estacionado. Temos que evoluir sempre e ir desta maneira para o Mundial, buscar a nossa vaga para os Jogos de Paris 2024”, declarou.
Sobre o Grand Prix
Ao todo, o torneio reúniu oito equipes no Centro de Treinamento Paralímpico – Brasil, Japão, Inglaterra, Chile, Argentina, Tailândia, França e Itália estiveram na capital paulista. É a primeira edição do tradicional Grand Prix da IBSA na América do Sul – México, em 2022, e Japão (2018, 2019 e 2021) foram as sedes anteriores. A Seleção Brasileira disputou a competição pela segunda vez na história.
Confira a tabela da Seleção Brasileira de futebol de cegos no Grand Prix de SP 2023:
Dia 23/05
BRASIL 3 x 0 Japão
Dia 24/05
BRASIL 2 x 0 Inglaterra
Dia 25/05
BRASIL 3 x 0 Chile
Dia 26/05
BRASIL 4 x 1 França
Dia 27/05
BRASIL 2 x 0 Japão
Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro
Foto/Crédito: Ale Cabral / CPB