O Programa de Autodefensoria, do Instituto Jô Clemente (IJC), ganhou o Prêmio de Contribuições Significativas, da Rehabilitation International, por sua contribuição ao atendimento às pessoas com deficiência intelectual. Ao lado de outras 99 iniciativas de todo o mundo, o programa recebeu o reconhecimento no dia 21 de maio em evento na China.
A Rehabilitation International (RI) é uma organização mundial composta por pessoas com deficiência, prestadores de serviços, agências governamentais, acadêmicos, pesquisadores e defensores que trabalham para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Por conta do seu centenário, a RI criou o Prêmio de Contribuições Significativas para homenagear indivíduos ou organizações que contribuíram com iniciativas com impacto na inclusão de pessoas com deficiência.
Além do reconhecimento do prêmio, o IJC por meio do Programa de Autodefensoria ganhou também 10 mil dólares, uma medalha e um certificado.
O Programa de Autodefensoria tem o objetivo de realizar ações que contribuam com o exercício do self advocacy da pessoa com deficiência intelectual e, para isso, conta com o patrocinador Instituto Helena Florisbal (IHF). Além disso, o Programa apoia pessoas com deficiência intelectual de diferentes idades a alcançar autonomina e independência em sua vida diária e promover sua participação social.
No Programa, os participantes aprendem sobre seus direitos, multiplicam seu conhecimento e se tornam líderes, pois, além de defender seus próprios direitos, adquirem habilidades para auxiliar outras pessoas com deficiência a atuarem da mesma forma.
Guia da Autodefensoria
Publicação disponível em Português, Inglês e Espanhol, que orienta as pessoas com deficiência intelectual a exercerem seus direitos.
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 62 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a deficiência intelectual se não tratadas corretamente.
Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. Um dos nossos focos é apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos, serviços e novos modelos de negócio para a Organização.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC.