“Quando a gente fala das próximas tendências em Governança de Ética e programas de Diversidade, Equidade e Inclusão nas organizações, tudo isso está embaixo de um guarda-chuva chamado ‘Integridade e Ética’. Debaixo desse guarda-chuva temos todos os outros temas correlatos, afinal hoje as empresas precisam ter um código de conduta, políticas de ética. Como também necessitam treinar as pessoas sobre esses temas, além de ter canal de diálogo com os colaboradores para que eles se sintam à vontade para trazer seus desconfortos”, explica Deives Rezende Filho, fundador e CEO da Condurú Consultoria.
A empresa completou seis anos de existência no dia 30 de maio e, durante este período, Deives pôde acompanhar as diversas mudanças do mercado corporativo com relação ao que tange a pauta de diversidade, equidade e inclusão. Além de pensar no guarda-chuva da “Integridade e Ética”, ele explica que as próximas tendências seguem como governança, ética e programas de diversidade.
Alguns dos desafios seguem semelhantes e superar o conservadorismo é um dos principais deles. “Diversidade, equidade e inclusão nas organizações é uma grande batalha que a gente tem enfrentado em algumas organizações mais conservadoras, tradicionais e familiares, em que muitos dos CEOs ou C-level mais antigos rejeitam e às vezes refutam porque acham que está tudo correndo bem. Eles estão bem, estão faturando e têm bons resultados, mas isso não é sustentável”, explica.
Ainda assim, a vontade de ampliar a diversidade, equidade e inclusão no cenário do ambiente corporativo é maior do que todos os percalços que existem no caminho. “A inclusão é um caminho sem volta. Mesmo sabendo que algumas organizações estão reduzindo investimentos nessas áreas, a gente não pode deixar que esmoreça. Tem que deixar isso vivo, porque somos diversos, somos todos seres humanos e somos diferentes. Ainda bem!”, diz o fundador e CEO da Condurú.
Deives relembra que começou este sonho sozinho, mas que as coisas foram crescendo e tomando forma. Em sua fundação, atuava com Coaching de Executivos e consultoria para implementação de programas de Governança e Ética, mas conforme a necessidade das organizações foi aumentando, a empresa ampliou seus serviços para o mercado. “Hoje, a Condurú conta com uma equipe de cinco pessoas fixas e mais cinco consultores independentes – parceiros incríveis que são chamados para projetos específicos para suas especialidades de cada um deles”, conta.
As empresas podem contar com a Condurú no apoio para a estruturação de Comitês de Diversidade e Inclusão, definição de pilares de atuação, apoio para formalização e manutenção dos Grupos de Afinidade, Censo de Diversidade, além da criação de guias e cartilhas sobre Diversidade e Inclusão na prática, apoio para implementação de Programas de Políticas Afirmativas, construção de Código de Conduta, Comitê de Ética, criação de canal de diálogo com colaborador, treinamentos e palestras.
Outro foco de atuação da empresa é a área de Mentoring e Facilitação, com a implementação de programas de mentorias individuais e em grupo. O trabalho de Coaching e Mentoria de Executivos também inclui programas individuais e para equipes. Além disso, a Condurú atua na área de Mediação, dando apoio às corporações na gestão de crises e mediação de conflitos.
“Entramos no mercado em 2017. Começamos a faturar mesmo em 2018 e, desde então, crescemos exponencialmente, com uma média anual de 380% de incremento”, relata Deives. Hoje, a consultoria tem mais de 20 clientes.