Instituto Projeto Cura promove o conhecimento e o acesso às Pesquisas Clínicas através do 4º Cura Meetings 

O Instituto Projeto Cura realiza a quarta edição do Cura Meetings, uma reunião que tem como objetivo abrir uma discussão com representantes de diferentes setores da saúde e ampliar o acesso dos pacientes às pesquisas no Brasil. Com o tema “Ampliando o acesso da população às Pesquisas Clínicas”, o evento, online e gratuito, conta com o apoio do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) e do Instituto ÉTICA – Pesquisa e Ensino.

O 4º Cura Meetings acontece no dia 16 de junho, das 14h às 17h, em São Paulo e, contará com um formato presencial para convidados e será transmitido de forma online, a fim de ampliar o conhecimento e divulgação deste tema tão importante. Para ter acesso a de transmissão, o público deverá fazer a sua inscrição online e gratuita, através do link: https://www.sympla.com.br/evento-online/4-cura-meetings/1968395 e preencher o formulário. Após isso, o inscritos receberão as informações para acompanhar o evento, de onde estiverem.

O Cura Meetings já faz parte do calendário de ações do Instituto Projeto Cura, tendo já colocado na sua mesa de debates múltiplos atores relevantes e envolvidos no cenário, como comunidade médica, investigadores, associações de pacientes, indústria farmacêutica, poder público (Ministério da Saúde), comunidade médica, representantes de centros de pesquisa clínica e CROs.

Segundo Fernanda Schwyter, Presidente do Instituto Projeto Cura: “O Cura Meetings faz parte das ações de mobilização de maneira direta ou indireta para apoio à causa que o Instituto Projeto Cura trabalha diariamente. O resultado esperado é o engajamento da sociedade em prol do financiamento dos estudos clínicos/acadêmicos promovendo o melhor tratamento dos pacientes, especialmente do câncer”.

Com as presenças de aproximadamente quarenta autoridades, médicos e membros da sociedade civil, o 4º Cura Meetings divulga a sua programação preliminar (sujeita a alterações). Confira:

PROGRAMAÇÃO 4º CURA MEETINGS – 16 de Junho de 2023

TEMA: Ampliando o acesso da população às Pesquisas Clínicas

14 às 14h15 – Abertura

14h15 às 14h30 – 1ª Conferência: A saúde no Brasil e no Mundo e o impacto da Pesquisa Clínica na evolução dos sistemas de saúde – Dr. Nelson Teich – Médico Oncologista e Mestre em Economia da Saúde

14h30 às 14h45 – 2ª Conferência: Indústria Farmacêutica: o Brasil no contexto mundial  – André Gomes – Head of Clinical Operation Bristol

14h45 às 15h – 3ª Conferência: Os desafios das pesquisas clínicas acadêmicas no Brasil  – Dra Andreia Melo – Chefe de Pesquisa Clínica do Instituto Nacional do Câncer  – INCA

15h às 15h15 – Intervalo

15h15 às 16h45 – Debate – Debatedores confirmados:

Sra. Fernanda Schwyter – Presidente do Instituto Projeto Cura

Sra. Lais Bonilha – Coordenadora da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP

Sr. Claudiosvam Martins Alves de Sousa – Coordenador de Pesquisa Clínica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA

Dr. Gustavo Werutsky – Chair Latin American Cooperative Oncology Group – Lacog

Sr. Fábio Fedozzi – Diretor Executivo da ABRALE/TJCC

Dr. Roberto Jun Arai – Diretor Associado da Astrazeneca – Departamento de R&D

Dr. Rodrigo Munhoz – Médico Oncologista Hospital Sírio Libanes

Sr. Paulo Fernandes – Diretor -Presidente da Abracro – Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica e CEO Sail for Health

Sr. Fernando Francisco – Gerente Executivo da Abracro – Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica

Dra. Analluza Bolivar Dellari – Doutora e Mestre em Direito da Pesquisa Clínica

Dra. Heloisa Resende – Médica Oncologista/Membro Comitê Científico do Cura

Dr. José Márcio Barros Figueiredo – Médico Oncologista/Membro do Comitê Científico do Cura


16h45 às 17h – Considerações Finais e Encerramento

Sobre as Pesquisas Clínicas Oncológicas

Conforme Estimativa 2023 sobre a Incidência de Câncer no Brasil divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) do Ministério da Saúde, a expectativa é que ocorrerão 704 mil casos novos de câncer no Brasil por ano do triênio de 2023 a 2025.

Mediante este cenário, as pesquisas científicas se fazem não só necessárias como urgentes, porém, para se ter ideia, apenas 2,3% dos estudos mundiais são desenvolvidos no Brasil, e o tempo médio para aprovação de estudos clínicos no país é de 215 dias, muito superior a países como Argentina (113 dias), México (86 dias) e Estados Unidos (apenas 32 dias). São encontradas ainda barreiras para a instituição destas pesquisas no Brasil, principalmente no tocante a restrições burocráticas, múltiplas instâncias de aprovação governamental, imprevisibilidade do cronograma de aprovação do estudo, fontes de financiamento restritas, falta de interesse público e conscientização dos pacientes.

Sendo assim, para que novos medicamentos e aperfeiçoamento de protocolos para diagnósticos, exames e tratamento de câncer possam estar disponíveis no mercado para a população, são necessárias várias etapas até a obtenção dos registros destes produtos ou procedimentos. Este registro só é possível após as várias fases de comprovação de eficácia e segurança do medicamento ou procedimento. Esta comprovação se dá em ensaios de pesquisa, desde a pesquisa básica até a pesquisa clínica, envolvendo seres humanos.

Mais informações podem ser conferidas no site oficial do Projeto Cura e em suas redes sociais InstagramFacebook e LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore