A natureza com todos os sentidos

O programa Natureza de Criança Inclusivo tem o propósito de oferecer experiências esportivas na natureza para crianças com e sem deficiência visual. A canoagem é o esporte principal do programa.

Além desta prática, há trilha na floresta, banho de rio, brincadeiras e contação de histórias aos pés de uma figueira centenária. Tendo a natureza como meio, queremos promover o encontro de crianças com e sem deficiência visual. Com esta interação desmistificamos ideias preconcebidas sobre a cegueira e
contribuímos para o desenvolvimento de pessoas mais respeitosas e tolerantes com a diversidade.

Este é o Ano II do programa que tem a chancela do Ministério da Cidadania com a Lei de Incentivo ao
Esporte. No dia 22 de outubro de 2023, o evento acontecerá no Legado das Águas – Miracatu SP, maior reserva de Mata Atlântica privada do Brasil, com 69 pessoas.

Serão 56 participantes e toda equipe de staff do evento. Este ano, o programa conta com o patrocínio da multinacional Solenis e apoio do Legado das Águas. É totalmente gratuito para os participantes. Além do evento, o programa conta com 3 cursos para educadores, com o objetivo de preparar profissionais para estarem mais à vontade com as crianças com e sem deficiência em atividades na natureza.

Em 2022, foram 3 eventos em que impactaram diretamente 70 famílias e 60 educadores. A execução do
programa no Ano I atingiu e superou todas as metas e objetivos. A mata verdejante, com a floresta
evaporando, a represa com suas águas calmas, a mata escura encostando seus galhos no rio. No rosto de
cada participante, víamos a expressão de alegria para viver um dia na natureza, um dia de movimento,
esporte e conexão. Um dia de inclusão, desafios e superação.

“Estar com as crianças com e sem deficiência nesta reserva de Mata Atlântica é trazer a possibilidade de
ampliar o reportório para a infância. É trazer a grandiosa e distante natureza para perto. É trazer a
deficiência visual para as relações. Com a experiência entre universos tão distintos, ideias preconcebidas
são desmistificadas na prática. A inclusão simplesmente acontece com a troca genuína entre as crianças.
Ao descrever para o outro cenas da natureza, escolhemos aquilo que por algum motivo nos toca. A pedra, a árvore, o remo, o movimento, o lago. Para descrever é preciso sentir. Contar o que vejo. Contar o que me toca. Contar o que me encanta. A experiência tátil traz o mundo intangível para a palma das mãos de quem não vê. Aquilo que se ouvia agora é vivido com o corpo todo. A mão que sente o riacho correr entre as pedrinhas e pedronas, o gelado do rio que fica mais quente quando o corpo se acostuma com a temperatura. A sensação de nadar, jogar água para cima e ela cair como chuva por todo rosto. A folha maior que o corpo, o úmido do musgo na árvore que temos que passar, tudo, tudo na natureza é uma rica experiência sensorial”, afirma Isabela Abreu, educadora ao ar livre e produtora de viagens, trabalha há 20 anos com programas na natureza.


Para a educadora, “todo ser humano merece ter a oportunidade de experimentar novas sensações e movimentos em ambientes naturais. A infância para mim é um jardim encantado e a natureza é o maior jardim sensorial do mundo. Admiro profundamente cada ser, cada galho, cada desenho do mundo natural. Sou apaixonada por experiências sensoriais e quero dividir esta explosão dos sentidos com o mundo. Sou encantada por pequenezas, pequenas grandes belezas. Vejo infância como um jardim”.

insta: @naturezadecrianca / www.naturezadecrianca.com.br / (11) 9-8851-7847 – ISABELA ABREU

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore