Iniciativa dará visibilidade nacional a duas artistas da oficina de arteterapia da instituição e prevê reverter fundos para a realização de mais de 350 atendimentos; sacolas terão QR code incentivando doação
A AACD, referência em ortopedia e na reabilitação de pessoas com mobilidade reduzida permanente ou temporária, e a Artistas do Brasil, hub de criatividade e propósito que conecta artistas a grandes marcas, se unem para lançar uma coleção de ecobags que transforma a arte em uma potente ferramenta de inclusão, representatividade e autonomia. As sacolas retornáveis estampam obras de duas talentosas artistas que participam do programa de arteterapia da AACD, levando suas criações para as gôndolas e para o dia a dia de milhares de brasileiros.
Foram produzidas 460 mil ecobags, 230 mil para cada uma das artes, que já estão disponíveis nos bazares da AACD e, em breve, nas principais redes de varejo do país. A iniciativa foi desenhada para gerar impacto em múltiplas frentes: além de dar uma plataforma de visibilidade inédita para as artistas, o projeto terá R$0,10 de cada unidade vendida revertidos para a AACD. Na lateral das ecobags, um QR code permitirá que qualquer pessoa possa contribuir diretamente com a instituição. A expectativa é que o valor total da ação permita a realização de, pelo menos, 355 atendimentos na AACD.
A Artistas do Brasil realizou a doação de 5 mil sacolas que serão comercializadas nos bazares da instituição por R$ 6. Os bazares estão presentes em todas as unidades próprias da AACD, localizadas em São Paulo (Ibirapuera e Mooca), Mogi das Cruzes e Osasco (SP), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Uberlândia (MG), e também no bazar Samburá, que fica na zona sul da capital paulista (Rua França Pinto, 783 – Vila Mariana).
Arte que reabilita e dá voz
A arteterapia é uma ferramenta fundamental no processo de reabilitação e desenvolvimento dos pacientes da AACD. Longe de ser apenas uma atividade lúdica, ela atua como pilar no tratamento multidisciplinar, sendo um espaço seguro para a expressão de sentimentos, o fortalecimento da autoestima e o exercício do protagonismo. Por meio da arte, pacientes colaboram ativamente na reabilitação de funções afetadas e encontram uma poderosa voz para suas emoções, impulsionando o autoconhecimento e a criatividade.
A coleção “Artistas do Brasil AACD” nasce para dar um novo palco a essa produção, mostrando que o talento e a criatividade não conhecem limites. Mais do que uma ajuda financeira, cada sacola vendida envia uma clara mensagem de que a inclusão se faz dando oportunidade e visibilidade ao talento.
Conheça as artistas:
Maria da Conceição, 57 anos, teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e encontrou naarteterapia da AACD uma forma de melhorar a destreza e a funcionalidade das mãos, além de aprimorar a atenção e ganhar mais confiança. A obra – sua primeira tela – foi inspirada na sua música favorita “Como uma onda no mar”, de Lulu Santos, canção que a remete a boas
lembranças e ao sentimento de alegria.
Luciana Barroca, 51 anos, foi diagnosticada com distrofia neuromuscular e faz arteterapia na AACD. Por meio da arte, trabalha a expressão das emoções, a confiança e a autoestima. Em sua obra com flores, que também foi seu primeiro quadro, buscou simbolizar a alegria e o bem-estar que sente no contato com a natureza.
Para Carlos Nauff, fundador da Artistas do Brasil, a iniciativa reforça o pilar fundamental da marca: democratizar a arte e usá-la como ponte para o impacto social. “Nosso propósito sempre foi levar a arte para onde as pessoas estão, e esta coleção é uma das mais especiais que já fizemos. Estamos honrados em ser a plataforma que conecta o talento incrível que existe dentro da AACD com milhões de brasileiros. É um projeto que gera valor para os artistas, para a causa e para o consumidor, que leva para casa uma obra de arte cheia de significado”, conclui.
“A arte sempre teve um papel transformador dentro da AACD e é gratificante ver o talento dos nossos artistas chegar às prateleiras de todo o Brasil. Essa coleção de ecobags representa não apenas uma oportunidade de arrecadar recursos para manutenção dos nossos atendimentos, mas também de inspirar a sociedade a reconhecer o potencial e a criatividade das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida temporária”, diz Silvia Paz, superintendente de Marketing e Relações Institucionais da AACD.
Sobre a Artistas do Brasil – A Artistas do Brasil é uma plataforma que conecta artistas visuais brasileiros a oportunidades reais de visibilidade e renda. Seu propósito é fortalecer o ecossistema criativo nacional por meio de projetos culturais e comerciais que valorizam a produção autoral e estimulam a presença da arte em diferentes contextos do cotidiano,
incluindo um marketplace dedicado e parcerias com grandes marcas e causas sociais.
Sobre a AACD – Referência em ortopedia e na reabilitação de pessoas com mobilidade reduzida permanente ou temporária, a AACD completa 75 anos em 2025. Com infraestrutura completa, equipe multidisciplinar e corpo clínico especializado, a Instituição é composta por um Hospital Ortopédico, sete Centros de Reabilitação e cinco Oficinas para entrega de serviços e produtos ortopédicos sob medida.
Atualmente, a AACD possui unidades próprias localizadas em São Paulo, Mogi das Cruzes e Osasco (SP), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Uberlândia (MG). Também conta com a Cooperação Técnica, que leva o padrão de excelência da Instituição, através de entidades parceiras, para Salvador e Jequié (BA), São José do Rio Preto (SP), Poços de Caldas (MG),
Curitiba e Maringá (PR), e Maceió e Arapiraca (AL).