Em Campinas, interior de SP, ação faz parte do projeto Baú das Artes, desenvolvido pela Evoluir. Profissionais são capacitados para adaptar atividades educativas por meio de jogos e brincadeiras a crianças e jovens com deficiência. Iniciativa se antecipa ao Dia Nacional de Luta de Pessoas com Deficiência
Educadores e profissionais de diversas organizações da sociedade civil de Campinas (OSCs) estão sendo capacitados para o público de inclusão e acessibilidade. A iniciativa faz parte do projeto Baú das Artes, desenvolvido pela Evoluir, instituição dedicada a ações educativas de impacto social. A formação conta com a parceria da Sanasa.
O Baú das Artes tem como proposta promover uma metodologia educativa lúdica e trabalhar diversos temas com crianças atendidas pelas OSCs por meio da integração de jogos e brincadeiras, atividades artísticas e de desenvolvimento sócio emocional. A capacitação de profissionais para que as atividades tenham foco em inclusão e acessibilidade foi idealizada com objetivo de remover barreiras e ampliar a educação e a sensibilização sobre a diversidade.
A formação contou com a participação da pesquisadora Beatriz Cavalheiro Crittelli, doutora pela USP em Ciências e especialista em ensino para pessoas com deficiência. Os participantes tiveram acesso a conhecimentos específicos para serem aplicados em um desenho global de atividades lúdicas adaptadas ao público PCD. “As atividades formam educadores mais inclusivos, com habilidades para fazer adequações necessárias das atividades educativas a alunos com deficiência. “Temos como principal objetivo valorizar o brincar como ferramenta essencial no processo educativo e estamos ampliando sua aplicação para fortalecer acessibilidade e a inclusão de crianças e jovens”, afirma Taciana Ruellas, coordenadora do projeto.
Com a ação realizada, Campinas se antecipa ao Dia Nacional de Luta de Pessoas com Deficiência, que ocorre no próximo dia 21 de setembro.
O Baú das Artes prevê seis módulos formativos, reunindo um grupo de 40 profissionais. A capacitação teve início em 21 de agosto e o encerramento do projeto ocorrerá em um grande evento abrangendo exposição, apresentação cultural das crianças, realização de oficinas e rodas de conversa no final de novembro.
Sobre o Baú das Artes
Desde 2011, a Evoluir leva o Baú das Artes – um móvel versátil, que contém livros, jogos, fantasias, materiais para pintura, música, jardinagem e produção de brinquedos para escolas da rede pública com o intuito de promover uma metodologia pedagógica multidisciplinar e lúdica alinhada à BNCC — Base Nacional Comum Curricular. Um conjunto de temas contemporâneos é trabalhado em forma de projetos e os alunos desenvolvem múltiplas inteligências no processo de construção do seu conhecimento.
Os projetos contidos no Baú abordam as seis macro áreas temáticas: Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia, Economia, Meio Ambiente, Multiculturalismo e Saúde, englobando 15 Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) da BNCC.
Sobre a Evoluir
Há 29 anos a Evoluir desenvolve produtos e serviços educacionais para que pessoas, comunidades e organizações prosperem em um mundo em rápida transformação. Atua em quatro pilares: projetos educacionais de impacto social, assessoria de clientes em Investimento social, assessoria pedagógica para escolas e a Editora Evoluir, que produz e publica materiais pedagógicos, como Livros Didáticos e Literatura infantojuvenil, acervos pedagógicos, kits, jogos, aplicativos.
A organização conta com portfólio de 15 projetos alinhados aos principais indicadores de responsabilidade social: desenvolvimento comunitário, educação, sustentabilidade e diversidade. Trabalha o desenvolvimento do indivíduo em cima de cinco competências: Mergulhar em si, Entender o mundo, Fluir em equipe, Agir consciente e Voz ativa. Essa abordagem serve de pilar conceitual e metodológico para todos os produtos, que se dão em três esferas: a pessoal, a social e a sistêmica.
Acesse o site, o Instagram, o LinkedIn e o Youtube para conhecer a abordagem, o propósito e os clientes Evoluir.