Acessibilidade: equipamentos presentes em trens e estações visam acolher e atender pessoas com deficiência 

Acessibilidade: equipamentos presentes em trens e estações visam acolher e atender pessoas com deficiência

Conhecida como a “linha dos hospitais” por receber mais de 3 mil pessoas com deficiência por mês, a Linha 5-Lilás vem se transformando em um laboratório de inovação para o aprimoramento na acessibilidade no transporte sobre trilhos 

Para garantir a acessibilidade com conforto, segurança e autonomia durante o deslocamento dos clientes, as estações e os trens das linhas operadas pela ViaMobilidade e pela ViaQuatro contam com uma série de recursos voltados ao acolhimento e atendimento a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
 

Conhecida como a “linha dos hospitais” por estar localizada próxima a importantes centros médicos da capital e registrar a passagem de mais de 3 mil pessoas com deficiência mensalmente pelas estações, a Linha 5-Lilás vem se transformando em um laboratório de inovação focado em aprimorar esse atendimento. Ela concentra diversos projetos focados em acessibilidade que vão além dos pisos, rotas táteis e elevadores, já presentes no sistema metroferroviário de São Paulo, e visam atender pessoas com deficiência física ou intelectual.

Dentre as soluções mais recentes estão as 34 novas rampas de fibra de vidro, que são três vezes mais leves do que as rampas similares – fabricadas a base de aço – e possuem superfícies flexíveis e ajustáveis. As rampas, implementadas pela ViaMobilidade, são facilmente transportadas e manipuladas pelos agentes de atendimento e segurança (AASs) nas estações, gerando um ganho considerável em agilidade e conforto para os clientes que se deslocam com cadeira de rodas.
 

Criadas a partir do relato de uma cliente que usa uma cadeira de rodas motorizada e enfrentava dificuldades ao sair das composições – embora o nivelamento entre os trens e as plataformas esteja em conformidade com todas as normas de transporte vigentes -, as novas rampas minimizam qualquer impacto e promovem maior confiança aos passageiros ao embarcar e desembarcar.
 

Para pessoas com deficiência visual ou baixa visão, as estações também oferecem mapas em braile nos elevadores, corrimãos das escadas fixas e totens nas plataformas, facilitando a navegação e a orientação.
 

E na Estação Santa Cruz, o Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência – operado em parceria com a Secretaria de Atendimento à Pessoa com Deficiência – busca ampliar a acessibilidade e inclusão no transporte metroferroviário. Além de oferecer serviços de orientação, treinamentos e campanhas de conscientização, o espaço conta com um posto para manutenção de equipamentos como cadeiras de rodas e muletas, garantindo mais autonomia e conforto aos passageiros com deficiência.
 

“Na Linha 5-Lilás temos estações próximas de instituições reconhecidas pelo atendimento a pessoas com deficiência, como o Instituto Jô Clemente, AACD o próprio Hospital São Paulo, o GRAAC, a Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, o Hospital do Servidor Público Estadual e a Fundação Dorina Nowill. Esse cenário torna a linha um ambiente ideal para testar, aprimorar e ampliar soluções que, posteriormente, possam ser referência em outras linhas”, explica Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaQuatro e da ViaMobilidade – Linhas 5 e 17.

Atendimento e acolhimento 

Além das inovações presentes na Linha 5-Lilás há também recursos e investimento nas demais linhas com o objetivo de tornar a jornada das pessoas com deficiência mais independente e simplificada.
 

A Estação Pinheiros, que conecta as linhas 9-Esmeralda e 4-Amarela, conta com uma sala de acomodação sensorial, voltada ao acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), neurodivergentes e passageiros com sensibilidade a estímulos intensos. O ambiente foi pensado para oferecer tranquilidade a quem precisa se afastar de ruídos, luzes fortes e grande movimentação, e está equipado com isolamento acústico, iluminação suave, tatames, itens sensoriais e mobiliário acolhedor. O espaço está disponível durante todo o horário de funcionamento da estação, sem necessidade de agendamento ou apresentação de diagnóstico, e é monitorado por agentes treinados em primeiros-socorros emocionais.
 

Falando em ações em todas as linhas operadas pelas concessionárias, destaque para o apoio dos colaboradores locais, que acompanham os passageiros desde a entrada na estação até a plataforma para garantir o embarque seguro. Após isso, ele comunica ao Centro de Controle Operacional (CCO) o destino do passageiro para que outro funcionário esteja preparado para recebê-lo na estação de desembarque. Dessa forma, todo o trajeto é acompanhado, oferecendo segurança e conforto desde o início até o fim da viagem.
 

Para pessoas que utilizam cadeira de rodas, a primeira porta do primeiro vagão é preferencial e dispõe de um espaço interno específico para sua acomodação, garantindo segurança e conforto. Pensando nos deficientes visuais, o sistema conta com a sinalização do piso tátil nas plataformas, que os guia de forma autônoma até a segunda porta do primeiro vagão, o ponto ideal para o embarque e a continuidade da viagem.
 

Outra ferramenta que facilita o atendimento a deficientes auditivos é o botão intercomunicador, presente em todos os trens das linhas operadas pelas concessionárias. Além de dispor de um contato direto com agentes de atendimento e segurança, o equipamento também possui uma câmera, tornando possível a rápida identificação do cliente que necessita de apoio e do trem em que está localizado sem a necessidade de comunicação verbal.
 

“Por meio de iniciativas como essas e dos investimentos na revitalização de estações, reafirmamos nosso compromisso com a prestação de serviço de excelência. Estamos em constante estudo sobre o tema e isso está em linha com nosso propósito de promover uma mobilidade acessível, acolhedora e inclusiva, sempre com um olhar atento às necessidades de todos os passageiros”, finaliza o Antonio.

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