Advogado goiano faz história como primeiro autista a palestrar no STJ

Advogado goiano faz história como primeiro autista a palestrar no STJ: Dr. Erick Tapajós tem se destacado como porta-voz da causa autista 

O advogado goiano Erick Tapajós, vice-presidência jovem da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência (CDPcD) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), se tornou o primeiro profissional autista de Goiás a participar, como palestrante, de um evento oficial do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A participação dele ocorreu na última terça-feira (20), durante o 1º Simpósio STJ: Autismo e Justiça, realizado em Brasília. Trata-se de um fato marcante para advocacia goiana e luta pelos direitos das pessoas com deficiência: 

“Estou muito feliz com esse convite. Nunca sonhei em ser convidado para um evento dessa magnitude, ainda mais como palestrante. Nunca palestrei. Mas, sei que isso é um propósito de Deus na vida das pessoas. Serei o primeiro advogado autista do Estado de Goiás a participar de um evento desse porte. Na luta pela inclusão e justiça”. 

Ao lado de representantes do Judiciário e da advocacia de diferentes regiões do país, ele integrou a mesa-redonda “Entre vidas e sentenças: experiências que humanizam a Justiça”. Erick levou ao ao simpósio uma reflexão sensível e diretamente conectada às vivências de pessoas no espectro autista, demonstrando ser um porta-voz da causa 

Participaram do debate o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Caio Marinho; o juiz do Tribunal de Justiça do Paraná, Luís Ricardo Fulgoni; a presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB-AC, Andressa Schulz Calado; e o membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com TEA da OAB-AP, Jairo Pereira Santana Junior. 

Durante sua fala, Erick Tapajós destacou a importância de tornar efetiva a legislação que protege as pessoas neurodivergentes. “Cada experiência é singular, mas há algo universal: todas precisam de dignidade, respeito e pertencimento”, pontuou o advogado, que também exerce a função de secretário-geral adjunto de Prerrogativas da OAB-GO.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore