Alana apoia simpósio e hackathon na Universidade de Stanford focados em uso de IA para fortalecer a educação inclusiva 

Os eventos acontecem nos dias 6 e 7 de dezembro na Universidade de Stanford, nos  Estados Unidos, fortalecendo o apoio filantrópico do Alana a instituições de ponta no cenário global

Alana, em colaboração com o Stanford Accelerator for Learning, da Graduate School of Education da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, a CAST, organização especializada em Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), o Children’s Health Council (CHC) e o Stanford Institute for Human-Centered Artificial Intelligence (HAI), está apoiando a realização de dois eventos voltados ao fortalecimento da  educação inclusiva por meio do uso de Inteligência Artificial (IA)  para estudantes com deficiência, incluindo os com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais. Os eventos acontecem nos dias 6 e 7 de dezembro, na Universidade de Stanford, e incluem um simpósio e uma hackathon, reunindo especialistas, desenvolvedores, pessoas com deficiência e suas famílias para explorar soluções inovadoras que tornem a educação mais acessível.
 

Atuando há 30 anos na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, o Alana, por meio da Alana Foundation, vem continuamente estabelecendo parcerias com instituições de ponta, como o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) — colaboração que deu origem ao Alana Down Syndrome Center —, UCLA — com quem realizou neste ano o 1° Seminário Internacional de Educação Baseada na Natureza —, e o XPRIZE, com quem realizou o XPRIZE Rainforest, que anunciou em novembro os vencedores da competição de USD 10 milhões. 
 

Os dois eventos conectarão pesquisadores, desenvolvedores e uma comunidade que atua pela  educação inclusiva para transformar a aprendizagem de estudantes com deficiência. Com isso, a Alana Foundation busca fortalecer sua atuação no apoio ao desenvolvimento de tecnologias voltadas à inclusão, unindo forças à universidade americana por meio de investimento filantrópico em IA inclusiva.
 

“O Alana considera essencial apoiar a pesquisa e a inovação tecnológica para garantir o acesso a uma educação de qualidade a  crianças e adolescentes com deficiência”, afirma Pedro Hartung, CEO da Alana Foundation. “Temos orgulho de apoiar esses eventos em parceria com o Stanford Accelerator for Learning, uma iniciativa da universidade, com o objetivo de melhorar o aprendizado, para que seja  mais inclusivo e prazeroso para todos os estudantes”.
 

Hartung explica que a colaboração com Stanford visa, acima de tudo, democratizar o acesso à educação inclusiva por meio de tecnologias avançadas de IA. “Com o uso de soluções inovadoras de inteligência artificial, estamos promovendo uma nova abordagem de aprendizado que considera as habilidades e contribuições de cada estudante, garantindo equidade e inclusão”, explica.
 

O simpósio “IA e diferenças de aprendizado: Novas soluções, novos horizontes” vai reunir cerca de 75 participantes, incluindo pesquisadores, familiares, educadores e membros da comunidade de pessoas com deficiência, para discutir os riscos e potenciais da IA para estudantes com deficiência. O objetivo é que, ao final, seja elaborado um documento final com recomendações práticas e de políticas públicas sobre o uso de IA em contextos educacionais inclusivos. 
 

“Estamos entusiasmados em colaborar com o Alana, cujos objetivos de ampliar oportunidades para pessoas com deficiência e diferenças de aprendizagem estão profundamente alinhados aos nossos”, disse Christopher J. Lemons, professor associado de educação especial na Stanford Graduate School of Education e membro afiliado do Stanford Accelerator for Learning. “O apoio do Alana ao simpósio e à hackathon permite que o Stanford reúna indivíduos diversos e talentosos para gerar novas ideias, recomendações e aplicações voltadas para aumentar a equidade e a inclusão no mundo”.
 

Já na hackathon são esperados cerca de 100 participantes, reunidos em 20 equipes multidisciplinares para identificar e desenvolver soluções de IA para desafios na aprendizagem  de estudantes com deficiência. Um painel de jurados vai conceder três prêmios às propostas mais inovadoras e com maior impacto, seguindo critérios como inovação, criatividade, acessibilidade de uso, esforço colaborativo e preocupações de segurança e ética. 
 

Os recentes avanços na IA e, especificamente, na IA generativa, proporcionam um momento oportuno para aumentar a conscientização, atrair novos talentos, criar novas soluções baseadas em pesquisa e inspirar novas políticas sobre IA e diferenças de aprendizagem. A IA pode promover uma mudança do foco das limitações para as possibilidades, promovendo uma narrativa mais positiva, inclusiva e acolhedora que reconheça e celebre as habilidades e contribuições de todos os estudantes.
 

Sobre a Alana Foundation
Fundada em 2012, a Alana Foundation é uma organização filantrópica familiar que investe com olhar inovador em pesquisa e tecnologia. As parcerias e co-investimentos são voltados para as áreas de saúde, educação inclusiva e meio ambiente, visando promover o direito e o desenvolvimento integral da criança.

Sobre o Alana
Alana é um ecossistema de organizações de impacto socioambiental que promove e inspira um mundo melhor para as crianças. Um mundo sustentável, justo, inclusivo, igualitário e plural. Um mundo que celebra e protege a democracia, a justiça social, os direitos humanos e das crianças com prioridade absoluta. Um mundo que cuida dos seus povos, de suas florestas, dos seus mares, do seu ar.O Alana é um ecossistema de organizações interligadas, interdependentes, de atuação convergente, orientadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O encontro de um Instituto, uma Fundação e um Núcleo de Negócios de Entretenimento de Impacto. Um combinado único de educação, ciência, entretenimento e advocacy que mistura sonho e realidade, pesquisa e cultura pop, justiça e desenvolvimento, articulação e diálogo, incidência política e histórias bem contadas.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore