Alesp cria Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

A partir da próxima Legislatura, que começa em 15 de março, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deve contar com a criação da Comissão Permanentes de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O Projeto de Resolução 3/2023 de autoria da Mesa Diretora, que trata do assunto, foi aprovado pelo Plenário da Casa de Leis, na forma de um substitutivo, em duas sessões extraordinárias, na terça-feira (28).

De acordo com o presidente do Parlamento Paulista, deputado Carlão Pignatari (PSDB), as alterações propostas contribuem para ampliar a representatividade de causas e setores. “Entendemos que as mudanças são necessárias para acompanhar as novas demandas que surgem na sociedade. No caso das pessoas com deficiência, por exemplo, é urgente avançarmos na garantia de inclusão e esse é um desejo que já vem sendo defendido aqui na Alesp”, disse.

Pessoa com Deficiência

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência terá entre suas atribuições a manifestação sobre propostas e assuntos relativos à promoção, proteção e inclusão desse público, bem como a investigação de denúncias sobre o assunto, fiscalização de programas governamentais e a opinião sobre a estrutura de repartições ligadas à área.

A criação de uma comissão específica sobre o tema vinha sendo defendida na Casa. No ano passado, propostas neste sentido chegaram a ser feitas por alguns parlamentares, como Teonílio Barba (PT) e Enio Tatto (PT). Ainda neste ano, o deputado Caio França (PSB) apresentou uma proposta específica sobre isso, o que reforça a compreensão da necessidade da medida na estrutura do Parlamento Paulista. “Aprovamos, por unanimidade, a criação da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Com isso, teremos um colegiado permanente para criar projetos, aprovar políticas públicas e definir o orçamento da pasta. Nenhum direito a menos! Agradeço o apoio de todos, especialmente da deputada estadual eleita Andrea Werner e do PSB Inclusão”, escreveu o Deputado Estadual Caio França em um rede social.

As comissões

As comissões permanentes são grupos especializados em diferentes áreas que têm o objetivo de analisar as propostas em tramitação na Casa de Leis antes de sua votação em Plenário. Esses colegiados são formados pelos próprios parlamentares. A Alesp possui, atualmente, 18 comissões permanentes. Com a alteração, passará a contar com 20.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore