Alex Garcia recebe a Comenda Sepé Tiaraju

A entrega da Comenda Sepé Tiaraju ocorreu na Prefeitura de São Luiz Gonzaga. Alex Garcia é pessoa surdocega, com hidrocefalia e doença rara.

A entrega da Comenda Sepé Tiaraju ocorreu na noite da quarta-feira, 7, na Prefeitura de São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul.

Alex Garcia, um dos homenageados, é uma das Pessoas Surdocegas e Pessoa com Doença
Rara mais conhecida no mundo. Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS, foi a primeira Pessoa Surdocega, com Hidrocefalia e Doença Rara no Brasil que se Pós-graduou (Nível de Especialização) em uma Universidade.

O evento contou com a presença de autoridades e familiares dos homenageados.

Em entrevista a Radio São Luiz, Alex Garcia compartilhou sua jornada de superação, afirmando que o reconhecimento o energiza para continuar lutando contra as múltiplas barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência no cotidiano.

Diversas autoridades, como a Secretária de Turismo Luiza Caterine, o Presidente do Conselho de Turismo Carlos Sidnei Ferreira e a vereadora Rose Grings, manifestaram-se, destacando a emoção do momento e a importância de reconhecer indivíduos que contribuem para fortalecer a cultura e promover o nome do município. Eles também ressaltaram a relevância da Comenda, que presta homenagem a um líder indígena fundamental para a história das Missões.

Vinicius Ribeiro, escultor responsável pela criação da homenagem em 2004 e pela retomada do evento em 2018 com o apoio da então Secretária de Cultura e Turismo, Rose Grings, enfatizou a importância de honrar um líder como Sepé, que se tornou um herói por necessidade ao defender seu lar, deixando um legado marcante.

A Comenda Sepé Tiaraju foi instituída em 2004, durante o mandato do prefeito Jauri Gomes de Oliveira, e retomada em 2018, na gestão de Sidney Brondani. Além da Comenda, a figura de Sepé, que ontem completou aniversário de seu martírio, é homenageada com o nome do Paço Municipal e uma escultura localizada em frente à prefeitura.

“A história – um dia, homenageou o herói missioneiro Sepé Tiaraju, que foi um símbolo guarany missioneiro de resistência e foi declarado herói rio-grandense, inclusive com o nome no  Panteão da Pátria e da Liberdade. Alex Garcia, para as pessoas com deficiência mundial – tem uma importância e relevância digna e a altura de ser o merecedor desta Comenda e de demais homenagens que possa receber. Ao homenageá-lo, as pessoas com deficiência demonstram que ‘nada sobre nós, sem nós‘. Parabéns Alex Garcia. Parabéns para aqueles que reconhecem o valor de um brasileiro”, afirmou Abrão Dib – jornalista, editor do Diário PcD e Presidente Fundador da ANAPcD – Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência

ALEX GARCIA – O homenageado é Fundador-presidente da Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes – Agapasm, e a única pessoa surdocega do mundo a participar da Reunião de Alto Nível sobre Deficiência e Desenvolvimento “O caminho a seguir: Agenda de Desenvolvimento Inclusivo em Deficiência para 2015, realizada no ano de 2013 na sede da ONU em Nova York.

O ‘comendador’ Alex Garcia é pioneiro no Brasil ao desenvolver a primeira pesquisa em campo para localização de Surdocegos, que abrangeu o Estado do Rio Grande do Sul e teve como principais apoiadores a Federação Sueca de Surdocegos e a Federação Mundial de Surdocegos. É considerado o
“Pai” da Surdocegueira no Rio Grande do Sul. Escritor, é a primeira Pessoa Surdocega a escrever um livro sobre Educação na América Latina. Sua obra “Surdocegueira: empírica e científica”.

Em 2009 venceu o Prêmio Sentidos, concurso nacional promovido pela AVAPE – Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência – Avape, Revista Sentidos e Rede Record de Rádio e Televisão. É Rotariano Honorário – Rotary Club de São Luiz Gonzaga/RS. Foi a primeira Pessoa Surdocega a ser aluno da Mobility International USA – Miusa em 27 anos de história dessa organização. Foi a primeira Pessoa Surdocega, no Brasil e América Latina, a ministrar curso de formação de professores com total autonomia, em Cuiabá/MT.

Fonte: Rádio São Luiz

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore