ANNABRA lança o Roteiro de Acondroplasia

ANNABRA lança o Roteiro de Acondroplasia – um novo recurso para capacitar as famílias e cuidadores, e apoiar crianças que vivem com acondroplasia. Roteiro foi apresentado no 16º Encontro Internacional da Sociedade de Displasia Esquelética em Madrid, na Espanha

A Associação Nanismo Brasil (ANNABRA), em parceria com grupos de apoio aos pacientes de toda a Europa e América Latina, co-desenvolveu um novo guia abrangente para pais e cuidadores de crianças com acondroplasia. Apresentado no congresso da Sociedade Internacional de Displasia Esquelética em Madri, no mês de setembro, o Roteiro de Acondroplasia fornece conselhos práticos baseados em insights da comunidade da acondroplasia para os pais sobre o que esperar, encontrar soluções e apoiar seus filhos. Ele fornece orientação sobre os principais marcos da vida e os possíveis problemas de saúde, emocionais e sociais que as famílias e as crianças podem enfrentar, desde antes do nascimento até a transição para a vida adulta. O Roteiro de Acondroplasia foi uma colaboração entre 11 organizações de pacientes e a BioMarin, e foi escrito com a contribuição de pessoas com acondroplasia, cuidadores e líderes de associações de pacientes.
 

A acondroplasia é uma doença genética rara com prevalência de 4,6 em cada 100.000 pessoas, que afeta o crescimento ósseo e resulta em baixa estatura desproporcional, membros curtos e macrocefalia.1,2 É a causa mais comum de nanismo, afetando mais de 250.000 pessoas em todo o mundo.3 Além das complicações médicas e das consequências funcionais associadas, as pessoas com acondroplasia enfrentam desafios psicológicos, emocionais e sociais significativos que podem impedir sua participação efetiva na sociedade.A maioria das crianças com acondroplasia nasce de pais de estatura média,2 que podem não conhecer a doença e seus impactos.
 

“A acondroplasia apresenta desafios e complexidades que variam ao longo dos diferentes estágios da infância, exigindo uma abordagem personalizada e abrangente. Para os cuidadores, é fundamental ter acesso a informações completas que os ajudem a apoiar seus filhos não apenas fisicamente, mas também emocional e socialmente”, explica Kênia Rio, presidente da ANNABRA. “O Roteiro, criado por representantes da própria comunidade da acondroplasia, oferece uma abordagem centrada na pessoa, permitindo que os pais e cuidadores o consultem conforme necessário, os ajudando a se prepararem para o futuro em cada etapa da jornada de seus filhos”.
 

Além de melhorar o conhecimento dos cuidadores sobre a acondroplasia, o Roteiro fornece conselhos sobre como falar sobre a condição com familiares, professores, colegas e outras pessoas. Os tópicos incluem: diagnóstico, aprendendo a cuidar de uma criança com acondroplasia, como lidar com questões de saúde e apoio às crianças em relação à dinâmica social e no desenvolvimento da independência. O menu interativo apresenta informações em cada etapa do desenvolvimento infantil, permitindo que o usuário avance no seu próprio ritmo. Além disso, o recurso contribuirá para aumentar a conscientização e a compreensão sobre os desafios enfrentados por famílias e crianças com acondroplasia, tanto entre profissionais de saúde quanto no âmbito social e educacional.
 

Para fazer o download de uma cópia do Roteiro de Acondroplasia, visite o site da ANNABRA. A BioMarin não é responsável pelo conteúdo disponível em sites de terceiros.

Sobre o Roteiro de Acondroplasia

O Roteiro de Acondroplasia foi desenvolvido em conjunto com os membros do Conselho da Associação Internacional de Acondroplasia da BioMarin, das seguintes organizações de apoio aos pacientes:

  • Fundación ALPE Achondroplasia, Espanha
  • Associação Nacional de Displasias Ósseas (ANDO), Portugal
  • Association des Personnes de Petite Taille (APPT), França
  • Foundation Exploring Skeletal Dysplasia Together (FEST), Reino Unido
  • Not So Little People of Russia, Rússia
  • Odblokuj Życie, Polônia
  • Annabra – Associação Nanismo Brasil, Brasil
  • Aconar – Asociación Civil Acondroplasia, Argentina
  • Aconur – Acondroplasia Uruguay, Uruguai
  • Asociación Padres Acondroplasia, Chile
  • Associazione per l’ Informazione e lo Studio dell’Acondroplasia (AISAC), Itália

A colaboração internacional trouxe insights de diversas origens culturais e socioeconômicas e incorporou a experiência e as perspectivas diretas de pessoas com acondroplasia e seus pais.
 

Referências

1. Foreman PK et al. Am J Med Genet 2020;182:2297–316.

2. Legare JM. Achondroplasia. In GeneReviews® [Internet], Adam MP et al. (Eds). Seattle: University of Washington 1998 (updated 2023).

3. Hoover-Fong J et al. Bone 2021;146:115872.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore