Anvisa recebe pedido de aprovação regulatória para tratamento de deficiência de AADC

Anvisa recebe pedido de aprovação regulatória para tratamento de deficiência de AADC

A PTC Therapeutics submeteu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 25 de julho, a solicitação de registro sanitário do eladocageno exuparvoveque, terapia gênica intracerebral de administração única indicada para o tratamento de deficiência de descarboxilase de L-aminoácidos aromáticos (AADC). A solicitação de análise foi realizada na modalidade de prioridade (fast track), o que se espera reduzir o período de avaliação e manifestação pela agência.

“Atualmente, não existe tratamento modificador aprovado para a doença no Brasil. Com essa submissão, reforçamos nosso posicionamento como uma empresa que desenvolve terapias transformadoras e reiteramos nosso compromisso com a comunidade de doenças raras”, afirma Rogério Silva, vice-presidente e gerente-geral da PTC Therapeutics.


A AADC é uma doença genética ultrarrara que causa incapacidade grave e sofrimento desde os primeiros meses de vida, tornando a criança incapaz de atingir os principais marcos motores ou se comunicar, com dependência total da família e grande impacto físico, emocional e financeiro.


Sobre a deficiência de AADC

A deficiência da enzima de AADC é uma doença genética rara que afeta a produção dos neurotransmissores, substâncias essenciais para a comunicação das células do sistema nervoso. A condição diminui o tônus muscular e pode prejudicar o desenvolvimento da criança. Os sintomas surgem desde o nascimento e são facilmente confundidos com os de outras condições, sendo os principais deles: hipotonia; dificuldade de levantar e controlar a cabeça; engatinhar; falar; distúrbios do movimento, como crises oculogíricas; problemas de digestão e alimentação; convulsões e problemas para dormir.1


1 Wassenberg T, Molero-Luis M, Jeltsch K, et al. Consensus guideline for the diagnosis and treatment of aromatic l-amino acid decarboxylase (AADC) deficiency. Orphanet J Rare Dis. 2017;12(1):12. doi: 10.1186/s13023-016-0522-z.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore