Ao Som das Flores qualifica pessoas atendidas pela APAE de Ibitirama/ES

Olhos atentos, mãos em movimentos, concentração total e finalmente um sorriso de alegria ao ver o arranjo montado. Assim foi a experiência dos participantes da oficina do Projeto Ao Som das Flores na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ibitirama. A ação realizada pelo Senac-ES aconteceu entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, na sede da APAE, em Ibitirama.

Cálita Marchezi, de 18 anos, mora a dezoito quilômetros do local do curso. Apesar da distância, ela participou dos três dias de atividades. O seu passatempo predileto é escrever, mas durante a oficina suas mãos trocaram o toque no lápis pela textura delicada das plantas e flores. “Eu amei montar os arranjos e principalmente praticar com meus amigos”, disse a jovem ao revelar o que mais gostou na experiência. 

Durante três dias, ela e outras quatorze pessoas aprenderam técnicas de arranjos de buquês, manutenção e conservação das produções florais, enquanto descobriram na prática o potencial da ocupação profissional de florista por meio do Projeto Ao Som das Flores, que promove inclusão via formação gratuita para pessoas surdas e atípicas. 

Para a Presidente da APAE de Ibitirama, Vanessa Laiber, a oficina foi muito mais que um momento de aprendizagem técnica. “Quando aprendemos uma nova habilidade, plantamos uma semente de esperança. O curso permitiu que cada participante pudesse viver um momento de amadurecimento e poder observar as pessoas que atendemos desabrochar é com certeza um feito inspirador”, disse. 

Projeto ao Som das Flores

O Projeto é pioneiro no país e foi idealizado pela Instrutora do Senac-ES, Bianca Corona, e o renomado Artista Floral, Tanus Saab. A iniciativa já passou por Vitória, profissionalizando pessoas atendidas pela Associação de Integração dos Surdos de Vitória (Asurvi); em Linhares, para a comunidade surda; na APAE de Cachoeiro de Itapemirim, e agora em Ibitirama. Fora do Espírito Santo, o Projeto também foi replicado em Pernambuco.
 


 

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore