Após TCE – Trauma Cranioencefálico grave, paciente recupera marcha independente

Após TCE - Trauma Cranioencefálico grave, paciente recupera marcha independente

Homem de 63 anos, vítima de acidente de trânsito, alcançou evolução funcional significativa ao sair da fase de agitação e confusão (RLOS 4) para autonomia funcional (RLOS 7)

Um caso clínico complexo ilustra os desafios da recuperação pós-Trauma Cranioencefálico (TCE) e a eficácia da reabilitação intensiva em ambiente especializado. Emmanuel Roberto Morillas Zapata, 63 anos, vítima de uma colisão entre moto e carro, superou um quadro inicial de agitação grave e dependência máxima para caminhar e supervisão em atividades básicas de vida diária. O acompanhamento foi realizado na YUNA, instituição de transição de cuidados e reabilitação.
 

O Sr. Emmanuel foi admitido após uma internação inicial devido a um TCE grave. O quadro inicial incluiu Hematoma subdural laminar agudo e HSA traumática (Hemorragia Subaracnoide Traumática), além de contusão pulmonar. Ele chegou à unidade de reabilitação com necessidade de suporte, utilizando traqueostomia (TQT) e nutrição enteral exclusiva por SNE.
 

O estado inicial envolvia um despertar patológico, com agitação e desorientação significativa, demandando o uso de múltiplos medicamentos e constante manejo de impulsos e agressividade. Ele foi classificado em uma provável fase 4 de RLOS (Rancho Los Amigos Scale), confuso e agitado.
 

“O paciente chegou em um estágio ainda 4, bastante agitado. Foram feitos ajustes farmacológicos para a contenção química dessa agitação, favorecendo a questão comportamental, em conjunto com medidas não farmacológicas de orientação e suporte emocional”, esclarece o Dr. Luca Adan, fisiatra responsável pelo acompanhamento na YUNA.

Protocolo e progressão para a autonomia e independência
 

A intervenção focou na otimização do manejo farmacológico e na rotina terapêutica, permitindo a progressão do paciente, que evoluiu do estágio Confuso-Agitado (RLOS 4) para o estágio Automático-Apropriado (RLOS 7), demonstrando marcos importantes:

  • Retirada de suportes: O paciente foi decanulado e teve a SNE (Sonda Nasoenteral) retirada, progredindo para dieta oral.
  • Funcionalidade motora: Houve uma boa evolução motora, culminando em marcha independente para ambiente interno e externo próximo, sem meios auxiliares.
  • Ajuste comportamental: O paciente se ajustou progressivamente à rotina e às inter-relações, tornando-se mais adequado.

O Sr. Emmanuel recebeu alta da reabilitação em regime de internação realizando a transição para o domicílio e terapias ambulatoriais. Apesar da recuperação motora e da melhor adequação comportamental (aproximando-se do RLOS 7), persistiram alterações cognitivo-comportamentais, com o paciente sendo descrito como impulsivo e com crítica prejudicada. Por esta razão, necessita de supervisão de terceiros para a realização das Atividades de Vida Diária (AVD) complexas.
 

“Ele ficou muito mais adequado na questão do comportamento e nas inter-relações. Esse paciente saiu daqui, do ponto de vista da complexidade dos cuidados, muito bem, e foi para casa com a parte cognitiva e comportamental muito melhor, deambulando, caminhando livremente. Ele está mantendo um bom resultado de evolução no tratamento de traumatismo cranioencefálico”, finaliza o Dr. Luca Adan.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore