Assembleia Legislativa do Espírito Santo discute Protocolo Estadual de Obesidade

Há falta de estrutura e de uma equipe transdisciplinar nas Unidades de Saúde para atender as pessoas com obesidade e uma espera de vários meses para fazer cirurgia bariátrica

O Atlas da Mundial da Obesidade de 2024, da World Obesity Federation, projetou que até 2035 mais da metade da população mundial (51%) viverá com sobrepeso ou obesidade. O Brasil tem mais de um quarto da população adulta com o quadro de obesidade, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em outubro de 2020. Isto é, 26,8% dos brasileiros acima de 20 anos têm obesidade e 6,7% dos adolescentes sofrem com a doença. A previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que, até 2025, 700 milhões de pessoas sejam diagnosticadas no mundo.

Segundo dados da Vigitel de 2023, Vitória tem 19% da população com obesidade. Durante audiência pública ocorrida no dia 26 de setembro do ano passado, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o sobrepeso e a obesidade já atingem 45% da população capixaba, sendo que 5,5% dos casos podem ser enquadrados como obesidade grau 3.

A Coalizão Vozes do Advocacy solicitou a Audiência Pública Protocolo de Obesidade existente no Estado do Espírito Santo para o Deputado Fabrício Gandini. A iniciativa acontecerá no dia 14 de agosto, às 14h, no Plenário Dirceu Cardoso, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Participarão três membros da Coalizão Vozes do Advocacy: a nutricionista e diretora da Associação dos Diabéticos do Espírito Santo Lorena Bucher; a ativista de obesidade e fundadora do Projeto Fenix Beleza Plus Inara Silva; a presidente da Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos Natasha Roche de Alencar; além da endocrinologista e delegada da Abeso Mariana Guerra, sem citar membros da Secretaria Estadual de Saúde.

“Precisamos debater a dificuldade de acesso à medicação de pessoas com obesidade no SUS, acrescidas da falta de uma equipe transdisciplinar e de estrutura para atender nos indivíduos com a condição, além de políticas públicas preventivas da obesidade no Estado”, relata diretora da Associação dos Diabéticos do Espírito Santo Lorena Bucher.

A intenção é que os participantes discutam soluções para melhorar ao acesso ao diagnóstico e ao tratamento da obesidade no Estado do Espírito Santo.

A audiência será transmitida pelo canal: https://www.youtube.com/c/assembleiaes/videos.

Sobre a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade

Com a participação de 24 associações e de 2 institutos de diabetes, o projeto promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas, além de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento adequado destas condições no país.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore