Associação de pacientes brasileira ganha a 9ª edição do Prêmio STRIVE™ 2023

PTC Therapeutics, biofarmacêutica global, anuncia que a Blue Angels (Associação de Esportes Adaptados) é uma das duas ganhadoras da 9ª edição do STRIVE™ Awards 2023, programa global da empresa que apoia organizações sem fins lucrativos em prol da comunidade de Duchenne. Com sede em Rio Claro, no estado de São Paulo, a associação planeja utilizar o incentivo para ampliar o programa de power soccer, modalidade de futebol praticado por pessoas que possuem algum tipo de limitação motora e usam cadeiras de rodas.

Rogério Silva, vice-presidente e gerente-geral da PTC Therapeutics no Brasil, explica que os beneficiários do prêmio STRIVE 2023 demonstraram um forte compromisso com suas comunidades locais de Duchenne e que o programa já apoiou 41 iniciativas de organizações sem fins lucrativos em 20 países, desde a sua criação há quase uma década. “Estamos extremamente orgulhosos em, mais uma vez, apoiar um projeto de uma associação brasileira. A partir de iniciativas como essa, nós conseguimos chegar cada vez mais perto do nosso propósito: proporcionar qualidade de vida a quem mais precisa”, finaliza.

A Blue Angels foi fundada em 2019 a fim de promover melhoria na qualidade de vida de pessoas com deficiência por meio de treinamentos de alto rendimento em esportes adaptados. O objetivo da organização é propiciar inclusão social de pessoas com deficiência por meio de atividades esportivas adaptadas. Com o recurso concedido pelo STRIVE™, a Blue Angels expandirá sua atuação – uma vez que a entidade vai aumentar o número de jogadores atendidos, contratar profissionais para auxiliar nos treinos e adquirir novos equipamentos.

“O nosso projeto é simples e verdadeiro. A partir dele, conseguimos oferecer uma experiência além do esporte aos nossos atletas, com fornecimento de cadeiras motorizadas e viagens para campeonatos. Fazer tudo isso acontecer sem nenhum auxílio é impossível e, por isso, estamos imensamente gratos pelo reconhecimento desse prêmio que nos permitirá continuar cuidando dos nossos atletas e trazendo felicidade para eles, seus familiares e a sociedade como um todo”, declara Carla Hoffmann, presidente da Blue Angels.

Além da Blue Angels, a associação australiana, Save our Sons Duchenne Foundation (SOSDF), tambémfoi reconhecida no Prêmio STRIVE™ 2023. À medida que as pessoas com Duchenne transitam para a idade adulta e vivem de forma independente, eles gerenciam seus próprios cuidados médicos. Neste contexto, a SOSDF planeja desenvolver, junto à Universidade de Queensland, um aplicativo de saúde digital para ajudar jovens que vivem com a condição em toda a Austrália. O aplicativo ajudará os usuários a gerenciarem ativamente sua saúde para estarem melhor preparados fisicamente e mentalmente, reduzindo, assim, a carga atrelada ao autocuidado, aos cuidadores e ao sistema de saúde.

Sobre o Prêmio STRIVE™
A PTC lançou o programa Strategies to Realize Innovation, Vision, and Empowerment (STRIVE) Awards em 2015 para apoiar iniciativas que beneficiam a comunidade de Duchenne, aumentando a conscientização, o diagnóstico e a educação, e promovendo o desenvolvimento de futuros defensores dos pacientes. Todos os anos, um painel independente de especialistas externos com conhecimento em doenças raras, defesa de pacientes e iniciativas de financiamento, julga as inscrições para inovação, visão e capacitação. Desde o início do programa, quarenta e um projetos que apoiam a comunidade de Duchenne receberam subsídios. Para mais informações sobre STRIVE™ e os premiados de 2023, visite a página do programa no site da PTC.

Sobre a distrofia muscular de Duchenne[1],[2]
Afetando os meninos, a distrofia muscular de Duchenne é uma doença genética rara e fatal que resulta em fraqueza muscular progressiva desde a primeira infância e leva à morte prematura na casa dos 20 anos, devido à insuficiência cardíaca e respiratória, quando não tratada. É um distúrbio muscular progressivo causado pela falta de proteína funcional distrofina. Ela é fundamental para a estabilidade estrutural de todos os músculos, incluindo os esqueléticos, diafragma e coração. Pessoas com DMD podem perder a capacidade de andar por volta dos 10 anos de idade, seguida pela fraqueza dos membros superiores e musculatura respiratória. Essas pessoas posteriormente experimentam complicações pulmonares com risco de vida, exigindo a necessidade de suporte ventilatório, e complicações cardíacas no final da adolescência e na faixa 20 anos. Mais informações sobre a doença estão disponíveis no website Movimento Duchenne.

Referências
[1] Araujo APQC, Carvalho AAS, Cavalcanti EBU, Saute JAM, Carvalho E, França MC Junior, Martinez ARM, Navarro MMM, Nucci A, Resende MBD, Gonçalves MVM, Gurgel-Giannetti J, Scola RH, Sobreira CFDR, Reed UC, Zanoteli E. Brazilian consensus on Duchenne muscular dystrophy. Part 1: diagnosis, steroid therapy and perspectives. Arq Neuropsiquiatr 2017;75(8):104-113
[2] Birnkrant DJ, Bushby K, Bann CM, Apkon SD, Blackwell A, Brumbaugh D, Case LE, Clemens PR, Hadjiyannakis S, Pandya S, Street N, Tomezsko J, Wagner KR, Ward LM, Weber DR; DMD Care Considerations Working Group. Diagnosis and management of Duchenne muscular dystrophy, part 1: diagnosis, and neuromuscular, rehabilitation, endocrine, and gastrointestinal and nutritional management. Lancet Neurol 2018;17(3):251-267.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore