Audiência pública debate a jornada da pessoa com doença renal no SUS no dia 22 de maio

Com a solicitação do Vozes do Advocacy – Federação de Associações e Institutos de Diabetes e Obesidade e autoria da Deputada Federal Fernanda Pessoa (CE), a audiência pública sobre A jornada da pessoa com doença renal no SUS e  as formas de diagnóstico precoce da condição ocorrerá na Câmara dos Deputados, em Brasília, no próximo dia 22 de maio, às 9h.   

As doenças renais são desenvolvidas a partir da progressão das condições como: diabetes, hipertensão, obesidade, antecedentes de doenças do aparelho circulatório, histórico da doença na família, ao tabagismo, entre outras. Elas são determinantes para uma pessoa desenvolver a doença cardiovascular, responsável por 30% de todas as mortes no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) avalia que, globalmente, ela afeta cerca de 10% da população.

Outras estimativas indicam a prevalência global da doença renal crônica em 14% da população geral e 36% em grupos de risco. No Brasil, a prevalência estimada pelo critério laboratorial em adultos é de 6,7%, triplicando em indivíduos com 60 anos ou mais de idade, dados estes do último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, publicado em setembro de 2024.

Em eventos e audiências públicas, o Ministério da Saúde mostra o gasto de mais de R$ 4 bilhões ao ano para tratar as doenças renais. Esse montante poderia ser significativamente reduzido por meio de um maior investimento em iniciativas de prevenção e detecção precoce da condição.

Com este cenário, o debate na audiência pública será sobre discutir políticas públicas sobre o diagnóstico precoce das doenças renais e destacar a busca por uma política de saúde inclusiva que garanta a equidade no tratamento.

Segundo Vanessa Pirolo, Presidente do Vozes do Advocacy, “ainda temos, no Brasil e no mundo, iniquidade na assistência à saúde renal, com regiões onde há barreiras no acesso ao diagnóstico e tratamento, especialmente à terapia renal substitutiva. Estima-se que, no Brasil, cerca de 50 mil pessoas por ano com doença renal morrem precocemente antes de ter acesso à diálise ou ao transplante”.

O evento ocorre no Plenário 7, no Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília. Será também transmitido ao vivo no Canal do YouTube da Comissão de Saúde: https://www.youtube.com/watch?v=X3nzv2QiCwc

Sobre o Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade

Com a participação de 25 associações e de 2 institutos de diabetes, o Vozes do Advocacy é uma Federação de Organizações que promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar a população brasileira sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas as condições, além de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento adequado delas.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore