Aula Magna da UFSCar debate Saúde mental no dia 6 de maio

A UFSCar realiza no dia 6 de maio, às 14 horas, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, no Campus São Carlos, interior de SP, a sua Aula Magna para marcar o início do período letivo de 2024. O assunto escolhido foi saúde mental, com o tema “Cartas à juventude universitária: como cuidar (e receber cuidado) da nossa saúde mental”, será ministrada por Alexandre Coimbra Amaral, psicólogo, palestrante, escritor, terapeuta familiar e de casais. 

A aula é aberta a todas as pessoas interessadas. As vagas para a participação são limitadas à capacidade máxima de público do anfiteatro. Portanto, solicitamos às pessoas que cheguem ao local da aula com uma hora de antecedência para a retirada de senhas.
A aula será transmitida ao vivo no Restaurante Universitário dos quatro campi da UFSCar, para as pessoas da comunidade que possuem a carteira funcional da Universidade, e no canal UFSCar Oficial no YouTube

Saúde mental na UFSCar
Ciente da urgência em tratar da saúde mental de forma institucional, com olhar integrado e que busca compreender a complexidade do fenômeno do sofrimento psíquico, a UFSCar tem atuado nos últimos anos para avançar nesse tema com a implementação de diversas ações. Uma das mais importantes foi a aprovação da sua Política de Saúde Mental, em 2023, que guia a atuação da Universidade na prevenção e promoção da Saúde Mental, a partir de uma estrutura composta por sete eixos de trabalho (leia a política na íntegra aqui).

Outro destaque foi a criação da Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental (CASM) que acaba de completar um ano de atividades e tem possibilitado a sistematização da promoção da saúde mental na UFSCar, e o lançamento do portal da Saúde Mental, onde a comunidade pode encontrar informações sobre acolhimento, na universidade e na rede de saúde local, potencializando a comunicação e acesso à informação em saúde mental. 

Saiba mais sobre o trabalho da CASM e o novo site em matéria publicada no portal Gestão UFSCar.

Alexandre Coimbra Amaral
Alexandre Coimbra Amaral e? psicólogo, palestrante, escritor, terapeuta familiar e de casais. Autor do livro “Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise”,  que inaugurou o selo PAIDÓS da Editora Planeta, de livros de psicologia voltados para o público geral. Em menos de seis meses, o livro se transformou em best seller, tendo vendido mais de 13 mil exemplares em todo o país, feito notável para um livro lançado em plena pandemia. É psicólogo do programa “Encontro com Fátima Bernardes” da Rede Globo, além de colunista da Revista Crescer (Editora Globo) e do Portal Lunetas.

Suas palestras trazem as mais diversas temáticas que abrangem o sofrimento humano e suas capacidades de resiliência: comunicação e colaboração em diálogos em situações de forte conflito, saúde mental organizacional. transições da vida profissional, familiar e conjugal, resiliência diante de momentos de crise, nascimento e morte, cultura de paz e educação para a não violência, relacionamento conjugal e familiar, masculinidades em transformação.

Fonte: https://www.ufscar.br/

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore