Autismo Sem Fronteiras 2026 tem inscrições abertas para Congresso Científico Internacional em Goiânia

Autismo Sem Fronteiras 2026 tem inscrições abertas para Congresso Científico Internacional em Goiânia

Autismo Sem Fronteiras 2026 está com inscrições abertas: congresso científico internacional vai ocorrer dia 18 e 19 de abril em Goiânia

Organizado pelas “Mães em Movimento pelo Autismo” (MMA), o 2º Congresso Científico Internacional “Autismo Sem Fronteiras” que vai acontecer nos dias 18 e 19 de abril de 2026 volta a receber inscrições a partir de 15 de janeiro. Pela segunda vez consecutiva, a capital de Goiás será o palco da valorização, intercâmbio e aprendizado sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo a idealizadora do congresso, a advogada Letícia Amaral, presidente da Associação MMA,  o congresso superou em muito a expectativa de 2.000 participantes em abril de 2025 no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, em 2026. “Iremos trazer uma abordagem teórica e experiencial ainda mais interconectada em prol da Ciência, da Inovação e da Transformação, por incluir também, outras comorbidades, que podem se manifestar de forma coocorrentes em muitas pessoas com TEA”.

Refletindo a necessidade de um olhar transversal e interdisciplinar entre diversos campos epistêmicos de saberes para estudar e entender esse fenômeno sociobiológico tão complexo, sistêmico e multifatorial que é o autismo, o 2º Autismo Sem Fronteiras promete transcender as limitações geográficas, culturais e até classificatórias na forma de perceber, entender e vivenciar os autismos existentes nas mais diversas camadas sociais.

De acordo com uma das idealizadoras do Congresso, Maira Tomo, o enfoque em 2026 será o de descobrir e fomentar estratégias de inclusão e acessibilidade para se tornar possível quebrar, ao máximo, as barreiras atitudinais e capacitistas que impedem a sociedade de despertar para um olhar responsivo para com o transtorno e a causa autista, e receptivo com as mais recentes pesquisas científicas sobre tratamentos e técnicas cientificamente comprovadas. “O objetivo é apontar para uma evolução clínica com maior qualidade de vida dos autistas e das suas famílias, a partir desse esforço contínuo de divulgação e educação científica, suscitado pelo congresso todos os anos”.


Segundo a outra organizadoras do 2º ASF, a consultora de Marketing Ana Dantas, “esta edição será uma oportunidade única de somarmos ciência com consciência, quebrando todas as fronteiras em prol do conhecimento para trazer as maiores referências nacionais e internacionais na pesquisa médica, educacional, social e psicológica sobre as causas e mitigações dos efeitos do transtorno autista (e outras limitações funcionais). O objetivo é inspirar novos padrões de inclusão e desenvolvimento, promovendo um diálogo aberto e enriquecedor sobre as múltiplas faces e fases do TEA (entre outros)”.


Goiás já consolidou como polo de produção e disseminação do conhecimento científico, contribuindo para um estado mais inclusivo e acolhedor e, por isso, possui as condições ideais para acolher novamente o Congresso. 

Para Letícia Amaral, “pela posição geográfica estratégica de Goiás, posicionada no coração do Brasil, Goiânia foi escolhida como a sede da segunda edição, para podermos receber participantes no evento dos quatro cantos do Brasil, permitindo potencializar as trocas de backgrounds e histórias de vidas, o que permite democratizar os conhecimentos, as expertises, as tecnologias e os direitos especializados para um cuidado integral das pessoas com autismo”. A advogada destaca também que o congresso representa uma oportunidade histórica para Goiás liderar o debate científico sobre o autismo, promovendo o conhecimento e a inclusão para uma sociedade mais justa e informada.

Visando garantir a escolha mais pertinente dos temas das palestras/mesas redondas e dos palestrantes, a curadoria do evento foi feita pelo laureado Dr. Hélio Van der Linden (Neurofisiologista USP e Neurologista Infantil/Adole USP). Segundo ele, “o objetivo do ASF é trazer as mentes e os mentores mais proficientes sobre o Transtorno do Espectro Autista e outras condições cumulativas, com o objetivo de empoderar, informar e capacitar o público participante”.


A segunda edição do “Autismo sem Fronteiras” será ainda mais inovadora e vanguardista, mantendo a visão das mães “lutadoras do MMA” em promover uma sociedade mais inclusiva, com conhecimento acessível sobre o autismo e as práticas terapêuticas e educacionais baseadas em evidências cientificamente comprováveis para melhorar a qualidade de vida das pessoas no espectro e a das suas famílias.

Serviço:
“2° Autismo Sem Fronteiras” (18 e 19 de abril de 2026, Goiânia-GO)
+55 62 9308-5980 (whats app)
autismossemfronteiras@gmail.com
https://autismosemfronteiras.com.br/
https://www.instagram.com/autismo.sf/

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore