Beiersdorf realiza ação global de voluntariado e visita o Instituto Phala, em Itatiba/SP

Com o seu primeiro dia global de voluntariado para pessoas colaboradoras, a Beiersdorf mais uma vez demonstra o seu compromisso com o propósito Cuidado Além da Pele. Todos os profissionais da companhia no mundo poderão desenvolver uma atividade voluntária por um dia para apoiar comunidades locais. O Care Beyond Skin Day (CBS Day) promove o compromisso sustentável e social da holding alemã em criar uma sociedade mais inclusiva e esforços para minimizar seus impactos ambientais.
 

Mais de 20 mil pessoas colaboradoras de todos os mercados onde a companhia atua terão um dia especial para fazer trabalho voluntário em parceria com organizações locais. No Brasil, as atividades ocorreram em dois dias, 30 e 31 de maio: a Beiersdorf se uniu a plataforma de voluntariado Atados para desenvolver atividades com a Associação Reciclázaro, organização que atua em prol da reinclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, no Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (Cefopea) e na Cooperativa de Reciclagem Vitória do Belém, em São Paulo.

Já parte de pessoas colaboradoras da fábrica da Beiersdorf, em Itatiba (SP), visitaram o Instituto Phala, centro de desenvolvimento para surdos para uma atividade voluntária social e ambiental. O Phala é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo prestar serviços à comunidade surda, desenvolvendo vários projetos, no que se refere ao atendimento educacional-pedagógico, psicológico, fonoaudiológico, de assistência social e profissionalização.
 

“Na Beiersdorf, reconhecemos nossa responsabilidade de promover mudanças positivas e estamos comprometidos a tornar nossas metas de sustentabilidade uma realidade todos os dias. É por isso que estamos entusiasmados em anunciar a primeira edição do Care Beyond Skin Day. Mais de 20 mil pessoas colaboradoras de todo o mundo terão a chance de dedicar um dia de trabalho para participar de uma iniciativa que faz a diferença em suas comunidades e contribui coletivamente para os esforços globais da empresa. Esses diversos atos de cuidado darão vida à nossa Agenda de Sustentabilidade para uma sociedade mais inclusiva e um impacto ambiental positivo e duradouro”, diz Vincent Warnery, CEO global da Beiersdorf.
 

“Estamos empolgados com o engajamento dos nossos times no Brasil. As diretrizes da nossa Agenda de Sustentabilidade estão em tudo o que fazemos e foi uma grande oportunidade de vivenciar na prática as mudanças positivas que propomos para o mundo seguindo os conceitos de Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, comenta Christian Goetz, presidente da NIVEA Brasil. O time do escritório teve a oportunidade de aprender sobre sustentabilidade na horta comunitária da associação, além de colocar a mão na massa para fazer a triagem de materiais junto aos cooperados e ver como embalagens podem ser recicladas.
 

As atividades na cooperativa ocorreram em quatro grupos para que o maior número de pessoas voluntárias pudessem participar. Na primeira parte da imersão, os grupos conheceram o espaço, a horta e logística de reaproveitamento do Cefopea, que possui hortas suspensas, térreas e uma estufa com plantação com técnica de hidroponia com diversos alimentos, em especial PANCs (plantas alimentícias não convencionais). A ideia era explicar sobre as maneiras de plantios, os diferentes tipos de alimentos plantados ali e como funciona toda a cadeia de produção, uso e descarte dos alimentos. Em seguida, as pessoas voluntárias entenderam de fato como ocorre o processo de separação dos materiais recicláveis, fazendo o trabalho dos trabalhadores da cooperativa com a orientação de especialistas do local.
 

Além da agenda presencial, a companhia também realizou um desafio sustentável online com duas tarefas para as pessoas que trabalham em outras localidades. “Nesta opção, propomos desafios simples para que todas e todos pudessem cumprir em suas casas. Tivemos também uma palestra de conscientização com uma pessoa representante da Reciclázaro. Queremos que nossas equipes de todo o Brasil se sintam parte deste movimento”, complementa o presidente.
 

Na primeira parte, as pessoas tiveram que designar um local em suas próprias casas para a separação de materiais recicláveis e lixo orgânico e separá-los corretamente ao longo do dia. Já no segundo momento, os participantes foram incentivados a produzir uma refeição aproveitando integralmente os alimentos disponíveis no momento em casa. Todo o desempenho das tarefas teve o acompanhamento por meio de grupos privados.

A atividade online encerrou com uma live para apresentar os resultados dos desafios e um papo com o time da Reciclázaro sobre Economia Circular e como este conceito se conecta com o tratamento dos resíduos sólidos passando por temas como: economia linear; economia circular; resíduos sólidos; descarte eficiente; caminho do lixo e consumo consciente.
 

Toda a iniciativa de voluntariado ainda teve 2 toneladas de emissões de dióxido carbono equivalentes (CO2eq) neutralizadas por meio de compra de créditos em parceria com a Moss, plataforma ambiental que opera no mercado de créditos de carbono.
 

Voluntariado social

O Care Beyond Skin Day também teve seu capítulo na fábrica da Beiersdorf, em Itatiba (SP), registrando, assim, o engajamento de parte da equipe da planta, a qual participou de uma iniciativa social no Instituto Phala, parceiro da companhia na região. Em 30 de maio, as pessoas colaboradoras visitaram a organização para um dia de revitalização, auxiliando na pintura do espaço, manutenção da horta e engajando em atividades de troca, que também incluem educação ambiental com orientações sobre coleta seletiva de resíduos.
 

“Sempre buscamos maneiras de fortalecer a comunidade de Itatiba e nos unirmos a uma entidade local é a oportunidade ideal para colocar em prática o nosso Cuidado Além da Pele. A parceira com esta instituição, que atua no desenvolvimento de pessoas surdas, se conecta com nossos objetivos de inclusão e letramento”, comenta Juliana Torres, diretora da fábrica da Beiersdorf.

Imagem: Pessoas colaboradoras da fábrica tiveram um dia de vivência no Instituto Phala; atividades incluíram revitalização do espaço e da horta comunitária e orientações sobre coleta seletiva de resíduos (foto: Priscilla Du Preez/Unsplash)

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore