Brasil pode ter Código Brasileiro de Inclusão

Comissão da Câmara apresenta Código Brasileiro de Inclusão com objetivo de simplificar a legislação vigente para que os direitos das pessoas com deficiência possam ser mais facilmente compreendidos.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), apresentou o projeto de lei PL 1584/2025 que tem a intenção de reunir toda a legislação sobre o tema em um Código Brasileiro de Inclusão.

De acordo com o parlamentar “‘o objetivo é unificar o texto, garantir uma linguagem mais clara, mais simples, que as pessoas consigam entender e exigir os direitos. Hoje, são 222 leis federais e as pessoas têm dificuldade de entender qual são os direitos”.

O deputado explicou que será criado um grupo de trabalho que vai realizar, ao longo de 30 dias, audiências públicas por todo o país com pessoas com deficiência, autoridades e representantes de órgãos públicos para chegar ao texto que vai para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e plenário da Câmara.

O vice-presidente da comissão, deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM), defende que unir a legislação em um só local ajudará os legisladores a perceber lacunas sobre o assunto em diversas leis e, assim, repará-los. “Um exemplo é o crime de discriminação contra a pessoa com deficiência e a Lei Berenice Piana, que instituiu a equiparação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista à pessoa com deficiência. Apesar de existir esses dois dispositivos legais que demonstram inclusão, a tipificação não cita expressamente os autistas e a equiparação ocorreu após a aprovação penal, somente em 2012. Então, não é possível que a pessoa que cometa uma discriminação contra um autista seja penalizada e criminalizada de acordo com esse dispositivo legal. Um código consolida as leis e torna mais fácil o acesso de todos, tanto dos legisladores, quanto da população, principalmente para contornar gaps como esse”.

Após aprovação pelos deputados, o projeto segue para o Senado. O objetivo é que o projeto tramite rapidamente, a tempo de o Código Brasileiro de Inclusão ser sancionado em 21 de setembro, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.


O deputado Duarte Jr. também afirmou que a Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência deve apresentar emendas ao Orçamento da União para a criação de centros de reabilitação.

Fonte: https://cbn.globo.com/

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore