Brasil sedia 1º Campeonato Pan-americano de Badminton para surdos

Nesta semana, Pará de Minas (MG) irá se transformar na capital do Badminton para surdos na América. Isso porque, entre os dias 13 e 16 de abril, a cidade irá sediar o 1º Campeonato Pan-americano de Badminton de Surdos 2023.
 

Realizado pela Organização Pan-americana Desportiva de Surdos (PANAMDES) em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), o campeonato terá a participação de equipes de cinco países. São eles: Brasil, Chile, Equador, Estados Unidos e Paraguai.

Para divulgar o evento, a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo de Pará de Minas realizou uma coletiva de imprensa na cidade. Na ocasião, a presidente da CBDS, Diana Kyosen falou sobre as expectativas para a realização do evento e sobre a parceria com a prefeitura da cidade.

“Nossa expectativa é muito positiva, principalmente pela cidade de Pará de Minas trabalhar com responsabilidade todas as questões de acessibilidade e inclusão por meio do esporte. Agradeço ao prefeito, ao vice-prefeito e secretário de Esporte, e toda sua equipe, pela parceria na realização deste evento de nível internacional, além do deputado Eduardo Barbosa pela Emenda Parlamentar”, destacou Diana.

Ela lembrou ainda que a cidade receberá outros eventos da mesma modalidade. “Graças a essa parceria com a prefeitura, vamos conseguir trazer outros eventos grandiosos para a cidade. Em maio, teremos a 1ª etapa do Circuito Nacional de Vôlei de Praia e a Copa Sudeste de Futsal. E, em julho, teremos os mundiais de Badminton, serão outros dois eventos internacionais que irão mostrar a cidade de Pará de Minas para o mundo, dando uma visibilidade muito grande ao trabalho de inclusão por meio do esporte realizado”, completou a presidente da CBDS.

Para o vice-prefeito e secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Paulo Francisdale, trata-se de um momento importante para a cidade. “Primeiro que estamos falando de um evento internacional, com um formato um pouco menor, mas já preparando a cidade para os mundiais que virão, logo a seguir. Além da promoção da cidade, dos valores do esporte com foco na inclusão, vamos mostrar a grandiosidade de Pará de Minas e mostrar que nós valorizamos o esporte.”

O vice-prefeito ressaltou ainda que, até chegar neste evento, foram muitos anos de tratativas junto à CBDS. “A realização desse evento tem a ver com oito anos de caminhada, que envolveu projetos na cidade, culminando no Pan-americano e depois nos mundiais”, completou.

Presente na coletiva, o presidente da Federação Mineira de Desportos de Surdos (FMDS), Gabriel Hovelacque de Faria, falou sobre a importância de trazer eventos de alto nível a Pará de Minas. “Por muito tempo não tivemos eventos de alto nível na cidade e eu sempre quis que Pará de Minas pudesse sediar eventos dessa magnitude. Então levei até a CBDS a proposta e tive uma abertura muito grande, tanto por parte da CBDS quanto da prefeitura, que entendeu a importância do esporte e da inclusão. É a primeira vez na história que a gente vai ter um evento como esse na cidade e agradecemos a prefeitura pela parceria e apoio, tanto com a FMDS quanto com a CBDS”, ressaltou Gabriel.

O campeonato tem organização da FMDS e da Associação de Surdos de Pará de Minas (ASPAM), apoio da Prefeitura de Pará de Minas e patrocínio do Governo Federal. Sua realização foi possível ainda graças à Emenda Parlamentar do deputado federal Eduardo Barbosa.

Time Brasil no Pan-americano

O Time Brasil que irá disputar o torneio terá à frente o técnico Noeslem Lima, que comandou a equipe na 24ª edição da Summer Deaflympics, realizada em Caxias do Sul, em maio de 2022.
 

Para o Pan-americano o Time Brasil será formado por sete atletas. São eles:

1. Gabriel Hovelacque de Faria – MG

2. Matheus Rocha da Costa – MG

3. Cauã Tadeu Ferreira da Silva – SP

4. Leonardo Manuel Domingos – PE

5. Geisa Vieira de Oliveira – SP

6. Amanda Ferreira Sanches – SP

7. Renata Faustino da Silva – RJ

Curso de arbitragem de Badminton

Vale destacar ainda que estão abertas as inscrições para o curso de Arbitragem de Badminton, oferecido numa parceria entre a Federação Desportiva de Badminton de Minas Gerais (FDB-MG), a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) e a Prefeitura de Pará de Minas.
 

O curso é gratuito e as aulas serão realizadas na cidade de Pará de Minas. Para participar basta fazer a inscrição no formulário do curso de arbitragem.

“Nós conseguimos um professor com certificação nacional e atuação internacional e que estará em Pará de Minas ministrando esse curso de formação. Esse é um grande marco e um legado que o evento vai deixar para a população da cidade porque é um curso totalmente gratuito que terá aulas teóricas e práticas, sendo que alguns alunos serão selecionados para atuarem nos eventos, tanto no Pan-americano quanto nos mundiais, que serão realizados na cidade, em julho. Então façam a inscrição e aproveitem essa grande oportunidade”, concluiu Diana Kyosen.
 

Para saber mais, acesse o site da CBDS.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore