Brasileiros sofrem com burnout: entenda como a segurança psicológica pode reverter o alto índice da doença no Brasil

Patrícia Ansarah, professora da Human SA, explica o novopilar do ambiente corporativo

A busca por ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis nunca foi tão urgente. Não à toa, 30% dos brasileiros são vítimas do burnout, segundo dados da Associação Nacional de Medicina do trabalho (Anamt). Com o aumento de casos de esgotamento mental no ambiente corporativo, o conceito de segurança psicológica se torna cada vez mais relevante para empresas que buscam promover o bem-estar de seus colaboradores. Para a professora da Human SA,Patricia Ansarah, a segurança psicológica é um novo pilar do ambiente corporativo.

“Segurança psicológica é um fenômeno que se estabelece quando todos os membros de uma equipe se sentem seguros para serem eles mesmos, expressarem suas ideias e assumirem riscos, sem medo de punição ou humilhação. É fundamental para fomentar a diversidade e a inclusão empresarial nas empresas”, pontua Patricia que é professora do curso de Segurança Psicológica na Human.

Segundo um relatório da Deloitte, funcionários que se sentem à vontade para serem autênticos, sem medo de retaliação, são 70% mais propensos a acreditar que suas ideias serão valorizadas. Essa liberdade para se expressar não apenas aumenta a inovação e a criatividade, mas também contribui para a retenção de talentos, uma vez que colaboradores satisfeitos tendem a permanecer na empresa.

Além disso, a segurança psicológica pode servir como um forte aliado na resolução de conflitos e na melhoria da comunicação interna. “Ambientes onde os funcionários se sentem seguros são mais propensos a cultivar um clima de colaboração, onde a crítica construtiva é bem-vinda e as opiniões são compartilhadas de maneira respeitosa. Isso resulta em equipes mais coesas e eficientes, capazes de enfrentar desafios com resiliência” ressalta a professora.

Desafios na implementação da Segurança Psicológica

Os desafios para implementar a segurança psicológica nas empresas envolvem mudanças profundas nas estruturas organizacionais, muitas vezes hierárquicas e rígidas, que não estimulam a abertura e a colaboração. Ansarah aponta que “superar esses desafios requer uma mudança de mentalidade tanto da liderança quanto dos colaboradores, e um compromisso contínuo com a criação de ambientes seguros e propícios ao aprendizado”. Ela destaca ainda que o sucesso dessas iniciativas está diretamente ligado ao engajamento e à disposição de líderes e equipes em compartilhar suas experiências e aprendizados.

Sobre a Human SA:

Grupo educacional que tem como propósito ser o maior ecossistema de educação em habilidades humanas orientadas à felicidade e bem-estar da América Latina até 2027. A instituição busca auxiliar líderes, gestores e profissionais a promoverem um ambiente de trabalho produtivo, saudável e feliz para todos os colaboradores.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore