Caminhada pela inclusão de pessoas com e sem deficiência intelectual acontece neste domingo, em BH

Em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, Instituto Mano Down – organização social de Belo Horizonte, promove Caminhada Mano Down. O evento será realizado no dia 27 de novembro, a partir de 9h, no Ecossistema da inclusão e inovação social do Instituto Mano Down – Rua Urucuia, 62 – Floresta, Belo Horizonte.

Promovida pelo Mano Down – organização social sem fins lucrativos de Belo Horizonte; o evento é gratuito e aberto ao público, e tem o propósito de estimular as práticas esportivas e promover a convivência com a diversidade.

A tradicional caminhada pela inclusão e diversidade acontece pelo menos uma vez ao ano. Em 2022, diante do sucesso do evento que aconteceu em março, o Instituto realizará mais uma edição para celebrar o primeiro ano do ecossistema da inclusão e inovação social.

A proposta do evento é promover, através do esporte e da cultura, um novo olhar da sociedade sobre as habilidades e potencialidades das pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, além de estimular a socialização e a integração de suas famílias e da comunidade.

O evento será gratuito e aberto ao público. A expectativa é impactar mais de 400 pessoas diretamente e mais de 1 mil indiretamente. E contará com oficinas de zumba, slackline, funcional e yoga. Trata-se de um evento recreativo, sem caráter de competição, para que as pessoas possam se integrar e conviver de forma saudável, respeitosa e inclusiva.

Segundo o presidente e fundador do Instituto Mano Down, Leonardo Gontijo, o Dia Internacional da Pessoas com Deficiência, que é celebrado no dia 01 de dezembro, é uma data importante para mobilizar a sociedade em relação aos direitos, bem-estar e defesa da dignidade das pessoas com deficiência.

 “É importante que a data seja lembrada e possa mobilizar a sociedade em relação ao temaAs ações esportivas e culturais que vamos promover através dessa Caminhada, buscam estimular a convivência com a diversidade e mostrar para a sociedade a importância de respeitar os direitos das pessoas com deficiência. Lutamos para acabar com a exclusão e a invisibilidade social que ainda fazem parte da realidade destas pessoas. Assim, eventos como esse permitem que pessoas com e sem deficiência possam conviver, aprender, se desenvolver e praticar a inclusão, em espaços que são pensados e destinados para todos

A Caminhada Mano Down é viabilizada através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, sendo incentivado pela AMBEV – Guaraná Antarctica.

Para participar do evento, basta fazer a inscrição através do link: https://bit.ly/caminhadamd_22

SERVIÇOS

·       Data: 27/11/2022

·       Hora: 9h

·       Local: Rua Urucuia, 62 – Floresta / BH

·       Inscrições gratuitas: https://bit.ly/caminhadamd_22

Sobre o Instituto Mano Down

Instituto Mano Down é uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve projetos e programas focados no desenvolvimento de potencialidades e na busca de autonomia de pessoas com e sem deficiência intelectual.

Idealizado por Leonardo Gontijo, o Instituo nasceu em 2011 do desejo de dar “vez e voz” para as pessoas com síndrome de Down e de criar oportunidades para que elas pudessem ser reconhecidas por suas capacidades.

A história surgiu do amor de Leonardo por seu irmão caçula, o Eduardo – também conhecido como Dudu do Cavaco – que tem a síndrome de Down.

O projeto cresceu, ampliou as frentes de atuação e sua capacidade de atendimento.

Hoje são mais cerca de 600 famílias de pessoas com e sem deficiência intelectual atendidas pelo Instituto e milhares de pessoas impactadas, direta ou indiretamente, pelas ações do Mano Down.

O trabalho do Instituto contempla todas as fases de vida da pessoa – bebês, crianças, jovens, adultos e idosos.

As ações incluem: acolhimento das famílias, intervenção precoce de saúde (fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, hidroterapia e multissensorial), inclusão escolar, oficinas e vivências culturais e esportivas, mobilização para autonomia, inclusão no mercado de trabalho e estímulo ao empreendedorismo.

O Instituto conta com o primeiro ecossistema da inclusão e inovação social, formado por equipamentos (espaços sociais) que se integram e têm como proposta promover vivências, aprendizados, interações, inovações e a inclusão de pessoas com e sem deficiência.

A expectativa da instituição é, por meio do ecossistema, iniciar uma jornada com mais oportunidades para todos e impactar diretamente milhares de famílias e, indiretamente, milhões de pessoas.

Impactos do Instituto Mano Down

A Missão Avante Mano Down – Jornada por um mundo mais inclusivo; estabelece metas para ampliação do impacto do Instituto entre 2022 e 2030.

Para 2022 a meta é impactar diretamente 750 pessoas com deficiência intelectual e fazer com que milhares de pessoas, com e sem deficiência, tenham a oportunidade de participar das atividades, conviver e aprender com a diversidade, promovendo, assim, a inclusão efetiva.

E até 2030 a expectativa do Instituto é impactar 25 mil pessoas com e sem deficiência intelectual, de forma direta, e 5 milhões de pessoas indiretamente.

Mas, além disso, o Instituto, que hoje faz parte da Rede de Pacto Global Brasil, vai trabalhar para a aprovação da ODS 18 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) pela acessibilidade para todos.

Segundo Leonardo Gontijo, a proposta do Instituto é quebrar o ciclo de exclusão e invisibilidade social que atinge as pessoas com deficiência intelectual e, para isso, continua contando com o apoio de doadores, parceiros e apoiadores. “Fazendo uma analogia com o ecossistema, construímos a nave. Agora precisamos de combustível e tripulantes para fazê-la voar.

E existem muitas formas para as pessoas e empresas contribuírem – doação direta, apadrinhando algum educando ou destinando o imposto de renda para nossos projetos aprovados em leis de incentivo”, explica.

Para mais informações sobre o Instituto, acesse: www.manodown.com.br

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore