Campanha mostra a imprecisão dos glicosímetros e incentiva denúncias na ANVISA

Números divulgados pela Federação Internacional de Diabetes mostram que mais de 16 milhões de adultos no país são afetados pela doença. O gasto com saúde relacionado ao diabetes no Brasil atingiu 42,9 bilhões de dólares em 2021, o terceiro maior do mundo. Parte destes problemas pode estar relacionado com a imprecisão dos glicosímetros.

Este ano, a Coalizão Vozes do Advocacy lançou a Campanha sobre a Imprecisão dos Glicosímetros, o dispositivo responsável por fazer a leitura da glicemia em pessoas com diabetes. Desde 2016, as associações de diabetes têm conversado com a Anvisa sobre esta questão. As reclamações iniciaram por volta de 2015 com a denúncia de seus associados.

Em 2017, a Anvisa, responsável pela regulamentação dos produtos de saúde no Brasil, reconheceu a importância de inserir a Instrução Normativa Número 24, que dispõe da obrigatoriedade das empresas fornecedoras dos glicosímetros a adaptarem os mesmos à ISO 15.197 de 2013. Esta medida fez com que 16 deles fossem retirados do Brasil.

Em 2013, o estudo de avaliação dos glicosímetros da UNICAMP, realizado em 2013, obtido por meio de pedido formulado via Lei de Acesso à Informação, constatou a reprovação de quatro deles, pois as diferenças de resultados encontrados variaram entre 19% a 139%, inviabilizando a utilização em serviços de triagem e conduta clínica. Está acessível neste link: https://drive.google.com/file/d/0B0AZbGbsYxyTZVkzYkNtS202SW8/view?resourcekey=0-hPU0J–u5XUFmyqEumsx6A

Segundo a American Diabetes Association, os resultados exibidos nos monitores de glicemia capilar – ou seja, dos testes de ponta de dedo – não podem variar mais do que 20% (https://diabetes.org/healthy-living/medication-treatments/blood-glucose-meters-important-role-in-diabetes-care)

Após a audiência pública ocorrida, em Brasília, no dia 8 de novembro do ano passado, a técnica da Anvisa solicitou que a Coalizão fizesse uma campanha, para que as pessoas pudessem denunciar problemas nos glicosímetros nos canais da Anvisa. A mesma pode ser visualizada nas redes sociais do @vozesdoadvocacy. Ela ressaltou, durante a audiência, que há 116 glicosímetros no Brasil e que a instituição no ano passado analisou somente cinco deles.

Mas para as 24 associações de diabetes, integradas pela Coalizão Vozes do Advocacy, este problema continua. Elas se uniram e estão divulgando a Campanha, para que as pessoas denunciem nos canais da Anvisa. Hoje no Brasil, há mais 116 glicosímetros e parte deles apresenta valores incorretos da glicemia, o que pode levar uma pessoa a ter complicações, que vão desde episódios de hiperglicemia e hipoglicemia, como também pode levar à morte.

O canal da Anvisa está disponível aqui: https://falabr.cgu.gov.br/web/manifestacao/criar?idFormulario=4&tipo=1&origem=idp&modo=&ouvidoria=&servico=&assunto=. Em seguida enviar a reclamação com cópia para o e-mail: secretaria.abad1@gmail.com, para que a Coalizão possa entrar em contato com a Anvisa e solicitar os testes nos dispositivos.

Sobre a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade

Com a participação de 21 associações e de 2 institutos de diabetes, o projeto promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas as doenças, além de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento adequado destas doenças no país.

https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/FMfcgzGwJmHpnrvrfZkCMSflLBRhSZlg?projector=1&messagePartId=0.1

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore