Câncer de rim: tratar é essencial e viver melhor é possível

Campanha da Ipsen e da Sociedade Brasileira de Urologia busca conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença que aumenta as chances de cura

Estima-se que em 2023 o Brasil tenha registrado mais de seis mil novos casos de câncer de rim1, o que representa cerca de 3% de todos os tipos de tumores malignos urológicos.

Nos últimos três anos, este tipo de câncer, que é um dos mais letais, foi responsável por 10 mil óbitos e mais de 18 mil procedimentos de nefrectomia – cirurgia para retirada de parte ou totalidade do rim – realizados pelo Sistema Único de Saúde.

O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura, conforme alerta a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que, em parceria com a Ipsen Farmacêutica, promove a campanha Dia R – Tratar é essencial. Viver melhor é possível, que terá uma ação de conscientização no dia 20 de junho, em São Paulo, em função da luta contra o câncer de rim.

A cor verde, símbolo da causa, vai colorir a Avenida Paulista – na entrada do Shopping Cidade São Paulo e no térreo do Conjunto Nacional – onde voluntários, representantes de associações de pacientes e especialistas se reunirão para compartilhar informações sobre a importância de hábitos saudáveis para evitar o desenvolvimento do câncer de rim, bem como a relevância do diagnóstico precoce e dos cuidados adequados para proporcionar mais qualidade de vida para quem convive com a doença. Serão distribuídos balões, folheto com informações, pulseiras e maçãs verdes.

Fatores de risco

O câncer de rim é mais prevalente em homens e geralmente afeta adultos acima dos 50 anos.3 Alguns dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de rim são o tabagismo, a obesidade e/ou o sobrepeso e hipertensão. “O tabagismo, por exemplo, aumenta de duas a três vezes o risco de desenvolvimento da doença, já que os rins são sobrecarregados filtrando toxinas presentes na corrente sanguínea. Por isso, a importância da prática de esportes, a adoção de uma dieta alimentar saudável e de evitar cigarro”, explica o urologista Roni de Carvalho Fernandes, diretor da Escola Superior de Urologia da Sociedade Brasileira de Urologia.

Quanto a sintomas, podem incluir dores abdominais, perda de peso, sangramento urinário, hipertensão, cansaço constante e tosse persistente.4 “Esta é uma doença silenciosa que, na maioria das vezes, apresenta sintomas inespecíficos. Por isso, o diagnóstico precoce é de suma importância para aumentar as chances de cura do paciente”, afirma o médico oncologista Denis Jardim, membro Comitê de Tumores Geniturinários da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Em casos iniciais, o tratamento do câncer renal costuma ser a remoção do órgão por cirurgia. No entanto, se o tumor se espalha para além do rim, tratamentos adicionais podem ser recomendados, incluindo radioterapia, terapias-alvo e imunoterapia.5,6

Para mais informações sobre sintomas e diagnóstico, acesse o site atencaoaossinais.com.br.

SERVIÇO – Dia R – Tratar é essencial. Viver melhor é possível

DATA: 20 de junho, quinta-feira

HORÁRIO E ONDE:

  • 7h às 12h: Entrada do Shopping Cidade São Paulo – Avenida Paulista, 1230 – Bela Vista.
  • 8h às 12h: Térreo do Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073 – Consolação.

Referências


1 A.C.Camargo Cancer Center. A.C.Camargo Cancer Center apoia dia mundial do câncer de rim. Disponível em: link.

2 Ministério da Saúde: Secretaria de Vigilância em saúde. Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Visitado jun/2024. Disponível em: link.

3 Hospital Sírio-Libanês. Câncer de rim: saiba mais. Disponível em: link.

4 Instituto Vencer o Câncer. Câncer de rim: fatores de risco. Disponível em: link.

5 Noone AM et al. SEER Cancer Statistics Review, 1975-2015, National Cancer Institute. Bethesda, MD, https://seer.cancer.gov/cs/1975_2015/, based on November 2017 SEER data submission, posted to the

SEER web site, April 2018.

6 Escudier B, Porta C, Schmidinger M, et al. Renal cell carcinoma: ESMO Clinical Practice Guidelines for diagnosis, treatment and follow-up. Ann Oncol 2014;25 (Suppl 3): iii49-56

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore