Capital Federal sedia encontro nacional para fortalecer o protagonismo de mulheres com deficiência

Evento organizado pelo MDHC com o apoio da ENAP, do Fundo de População das Nações Unidas e da ENSP/Fiocruz, reunirá especialistas, ativistas e lideranças para debater inclusão, enfrentamento ao capacitismo e construção de políticas públicas

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), realizará o Encontro Nacional de Mulheres com Deficiência: Protagonismo sem Limite. O evento, que será realizado no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) nos dias 25 e 26 de março, em Brasília, e contará com a presença da ministra Macaé Evaristo. Objetivo do evento é promover o empoderamento, fortalecer redes de apoio, e debater o acesso a políticas públicas para mulheres com deficiência.

A programação aberta à imprensa contará com painéis sobre enfrentamento à violência, capacitismo, além de palestras sobre direitos e inclusão. O encontro conta com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da ENAP, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).

Para a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, o evento será uma oportunidade estratégica para fortalecer a presença e o protagonismo das mulheres com deficiência na agenda pública. “Reunindo lideranças de todo o Brasil, o Encontro Nacional de Mulheres com Deficiência vai qualificar o debate sobre direitos a partir de uma abordagem interseccional. Reconhecer as diferentes vivências das mulheres com deficiência, considerando questões de gênero, raça, classe e outros marcadores sociais é fundamental para construir um país mais acessível, inclusivo e equitativo”, destaca.

Gestoras das instituições parceiras também estarão presentes no evento. Para a representante do UNFPA no Brasil e Diretora de País para o Uruguai e o Paraguai, Florbela Fernandes, o evento visa promover o debate e mudanças reais na vida de mulheres com deficiência. “O UNFPA tem o compromisso de atuar de maneira concreta para que mulheres com deficiência não sejam invisibilizadas nas estatísticas e para que suas vozes sejam ouvidas e respeitadas, assegurando que nenhuma mulher seja deixada para trás. Este encontro é um espaço fundamental para ampliar esse debate e impulsionar mudanças reais, fortalecendo políticas públicas que promovam autonomia, participação, dignidade e o pleno exercício dos direitos humanos das mulheres com deficiência”, observa

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site da Enap. A abertura será realizada no dia 25 de março, às 8 horas. A programação se estenderá até às 18h. No dia 26, as atividades estão previstas para acontecer das 8h às 12h.

Confira a programação completa do evento:

Programação do dia 25/03

Programação do dia 26/03

SERVIÇO

Encontro Nacional de Mulheres com Deficiência: Protagonismo sem Limite
Data: 25 e 26 de março (terça e quarta-feira)
Horário: A partir das 8h
Local: Auditório da Enap, situado na SPO Área Especial 2-A, Asa Sul, em Brasília (DF).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDHC

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore