Carnaval 2025: Governo do Rio fará ações para incentivar cadastramento no Censo Inclusão RJ

Carnaval 2025: Governo do Rio fará ações para incentivar cadastramento no Censo Inclusão RJ

Iniciativa vai mapear a população com deficiência para fortalecer políticas públicas e garantir direitos

O Carnaval 2025 do Rio de Janeiro será palco de uma importante iniciativa de conscientização e inclusão. O Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Políticas Inclusivas, do Governo do Estado, promoverá a divulgação do Censo Inclusão RJ, uma ação inédita para mapear a população com deficiência, suas condições socioeconômicas e ambientais. O objetivo é fortalecer políticas públicas, promovendo o acesso a recursos e garantindo direitos à população.

— O Carnaval do Rio é uma celebração de alegria, diversidade e inclusão. Neste ano, ele se torna também um espaço fundamental para fortalecer políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. O Censo Inclusão RJ é um marco nessa caminhada, pois nos permitirá conhecer melhor essa população e suas necessidades. Com essa iniciativa, reforçamos nosso compromisso em construir um estado mais acessível, participativo e acolhedor para todos — destaca o governador Cláudio Castro.

Durante os dias de folia, a campanha será realizada em parceria com o Programa Abrace a Diferença, que desenvolve ações contra o capacitismo a favor da inclusão e acessibilidade atitudinal. A divulgação será feita em momentos do Carnaval, com destaque para o tradicional bloco “Senta Que Eu Empurro”, no dia 28 de fevereiro, na Praça do Largo do Machado, com a distribuição de ventarolas. Durante o evento, a equipe da subsecretaria distribuirá o material informativo com um link para cadastro, incentivando os foliões a participarem do Censo Inclusão RJ.

O ponto alto da mobilização ocorrerá no Desfile das Campeãs, em 8 de março, na concentração da única escola de samba do mundo voltada para pessoas com deficiência, a Embaixadores da Alegria. O grupo, composto por cerca de duas mil pessoas, se concentrará na Marquês de Sapucaí para uma grande celebração de diversidade e cidadania. Neste momento, serão distribuídas ventarolas com a divulgação do censo.

— Este é um passo fundamental para conhecermos melhor a realidade das pessoas com deficiência no estado e, assim, construirmos políticas públicas verdadeiramente inclusivas. O Carnaval, com sua energia e alcance, é o momento perfeito para essa mobilização — afirma Bianca Pacheco, subsecretária de Políticas Inclusivas.

Sobre o Censo Inclusão RJ

Com o objetivo de alcançar todas as pessoas com deficiência moradoras do Estado do Rio de Janeiro, o Censo Inclusão RJ foi desenvolvido com base na autodeclaração em ambiente virtual.

O cadastro pode ser realizado pela própria pessoa com deficiência, por um familiar ou responsável legal. O formulário questiona sobre quatro eixos principais: quem são, quantos são, onde estão e o que precisam.

Além do cadastro online, o Censo Inclusão RJ prevê ações presenciais em órgãos do estado e locais estratégicos para ampliar o acesso da população ao registro. O programa também criará um banco de dados único, facilitando o cruzamento de informações entre diversos órgãos estaduais para agilizar o acesso dos beneficiários a políticas públicas inclusivas.

Para outras informações, é possível acessar: www.rj.gov.br/inclusao.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore