Caso de Sônia é destaque em encerramento de Conferência Nacional das Pessoas com Deficiência

Caso de brasileira Sônia Maria de Jesus, mulher surda e monocular, que viveu por décadas em situação análoga à escravidão é destaque em evento com presença de Lula e Silvio Almeida

Brasília foi palco desde domingo, 14, do encontro de representantes das pessoas com deficiência de todo o Brasil, durante a V Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que reuniu mais de 1.500 pessoas.

Além de debates sobre os temas que envolvem o segmento, um grupo esteve na terça-feira, 16, na frente do STF – Supremo Tribunal Federal solicitando agilidade e imparcialidade no julgamento do processo que envolve Sônia Maria de Jesus, que foi resgatada da residência de um Desembargador de Justiça de Santa Catarina, após mais de 4 décadas em situação análoga à escravidão. Analfabeta – inclusive em Libras, ela nunca foi atendida pelas unidades básicas de saúde e os principais documentos, como RG, CPF e Titulo de Eleitor só foram emitidos quando ela completou 45 anos. De acordo com a família biológica, ela foi retirada do lar sem o consenso da mãe.

O resgate aconteceu após ação conjunta de vários órgãos que depois da apuração de denúncias encontraram Sonia em situação análoga à escravidão. O Desembargador obteve uma liminar que acabou ocasionando o retorno da mulher para a casa onde viveu.

Essa decisão foi tomada pela alta corte brasileira e por isso a manifestação no STF – Supremo Tribunal Federal.

O Diário PcD procurou o órgão que através da Coordenadoria de Imprensa do Supremo Tribunal Federal informou que não comentaria sobre a manifestação.

Já na quarta-feira, 17, Anna Paula Feminella, Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, durante o encerramento da Conferência Nacional destacou o caso de Sônia e a plateia pronunciou por várias vezes #SôniaLivre

Conheça mais sobre o caso de Sônia Maria de Jesus

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore