Centro de Apoio Técnico (CAT) bate recorde e impulsiona rede de proteção

Centro de Apoio Técnico (CAT) bate recorde e impulsiona rede de proteção

Balanço trimestral revela que a unidade da capital paulista realizou 708 atendimentos em três meses para garantir direitos e prevenir a violência de pessoas com deficiência

Os Centros de Apoio Técnico (CATs), unidades implementadas pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e com gestão do Instituto Jô Clemente (IJC) registraram grande volume de atendimentos e encaminhamentos nas unidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Santos e Guarulhos entre julho a setembro de 2025.

No período, os CATs de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Santos e Guarulhos realizaram 1503 atendimentos a 1235 pessoas, número que reforça a crescente demanda por escuta qualificada e humanizada nas delegacias. O volume de encaminhamentos se manteve estável em relação ao trimestre anterior, demonstrando a consistência do trabalho intersetorial desenvolvido, atuando em diferentes níveis de prevenção.

Entre os principais destinos dos encaminhamentos no último trimestre estão:

  • Judiciário (Defensoria Pública, Juizado Especial, Ministério Público): casos envolvendo danos morais, questões de guarda e reparação de danos;
  • Assistência Social (CRAS, CREAS): demandas relacionadas à vulnerabilidade, programas de transferência de renda e risco social;
  • Conselhos Tutelares: orientações sobre direitos da criança/adolescente e informações sobre transferências escolares;
  • Outros recursos: como Procon, ouvidorias específicas e agências bancárias para tratar de dificuldades em acesso a serviços.

“O número de encaminhamentos realizados pelos CATs demonstram a importância da atuação em rede para garantir o acesso das pessoas com deficiência aos seus direitos fundamentais. A articulação intersetorial é essencial no enfrentamento da violência, pois constribui com a construção de estratégias preventivas e com o fortalecimento de fatores de proteção frente às situações de risco”, destaca Deisiana Paes, coordenadora da área de Defesa e Garantia de Direitos do Instituto Jô Clemente (IJC), Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, desde 2018, faz a gestão dos CATs e promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.

Qualificação contínua da rede de proteção

Nos últimos meses, o CAT São Paulo promoveu a formação de mais de 80 profissionais de serviços essenciais, como Centros de Referência da Mulher e Núcleos de Prevenção à Violência.

“A capacitação contínua dos profissionais da rede de proteção é uma estratégia central para o fortalecimento da Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra a Pessoa com Deficiência, bem como para o enfrentamento do capacitismo. As formações promovidas pelos CATs buscam qualificar a atuação da rede, oferecendo insumos técnicos e conceituais para a identificação, prevenção e intervenção em situações de violência e violação de direitos”, complementa João Victor Salge, supervisor do Centro de Apoio Técnico da 6ª Delegacia de Proteção à Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Os Centros de Apoio Técnico (CATs) estão sob a gestão do Instituto Jô Clemente (IJC) e, atualmente, a Instituição realiza a administração de cinco unidades: São Paulo,Campinas, Ribeirão Preto, Santos e Guarulhos, que atuam dentro das delegacias com equipes multidisciplinares formadas por psicólogos, assistentes sociais e intérpretes de Libras, garantindo acessibilidade, escuta humanizada e respeito à diversidade para todas as pessoas.

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há 64 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.

O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil em número de exames realizados.

O Instituto Jô Clemente (IJC) também é um centro de referência no tratamento de doenças detectadas no Teste do Pezinho, como a Fenilcetonúria, Deficiência de Biotinidase e o Hipotireoidismo Congênito.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br), o primeiro do Brasil 100% acessível e com Linguagem Simples. Aproveite para seguir o IJC nas redes sociais.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore