Centro Médico Padre Pio oferece treinamento de habilidades sociais para adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e dificuldades sociais

Centro Médico Padre Pio oferece treinamento de habilidades sociais para adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e dificuldades sociais

O trabalho é baseado no Programa de Enriquecimento Educacional de Habilidades Relacionais (Peers), da Universidade da Califórnia

Em sintonia com o Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio, o Centro Médico Padre Pio, mantido pela Fundação João Paulo II, em Cachoeira Paulista (SP), realiza encontros para adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA – Nível 1 de Suporte) e dificuldades sociais.

É a primeira edição do Programa de Enriquecimento Educacional de Habilidades Relacionais (Peers) no Centro Médico Padre Pio. O treinamento foi desenvolvido pelo departamento de saúde da Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos.

Num ambiente acolhedor e orientado por profissionais especializados, um grupo de 12 adolescentes, entre 11 e 18 anos, se reúne para aprender e praticar estratégias de socialização. O programa também envolve os pais ou responsáveis, que recebem orientações para apoiar o adolescente em casa.

“A adolescência é um período em que as amizades têm papel fundamental na autoestima e no bem-estar. Estudos mostram que o isolamento social e o bullying estão entre os fatores que aumentam o risco de depressão e até de suicídio entre jovens. Por isso, oferecer um espaço estruturado para aprender a se relacionar e criar vínculos é uma iniciativa de grande impacto humano e social”, explica a terapeuta ocupacional e responsável pelo projeto no Centro Médico Padre Pio, Márcia Rabello.

Nos encontros, são feitas dinâmicas e encenações sobre como iniciar e manter conversas; como lidar com provocações e bullying; estratégias para participar de grupos, festas ou jogos; simulações de situações sociais, com encenações e prática supervisionada; aulas de comunicação online, abordando o uso saudável das redes sociais e mensagens; tarefas de casa para treinar as habilidades aprendidas no dia a dia. Podem se inscrever adolescentes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA – Nível 1 de Suporte) ou dificuldades significativas de interação social, mediante triagem com a equipe responsável. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone: (12) 2122-9623 ou (12) 2122-9633.

Serviço

Programa de Enriquecimento Educacional de Habilidades Relacionais (PEERS)

Local: Centro Médico Padre Pio

End.: Rua Sebastião Fontes – Vila Cacarro, Cachoeira Paulista – SP

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore