Cinema Inclusivo gratuito para pessoas com Síndrome de Down e um acompanhante

Dia Internacional e Nacional da síndrome de Down: IOK, ABRAPLEX e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos promovem Cinema Inclusivo. Entidades assinam protocolo de intenções que visa a distribuição de ingresso gratuito no dia 21/03 para pessoas com síndrome de Down e seu acompanhante nas salas de cinema participantes em todo território nacional.

No Dia Internacional e Nacional da síndrome de Down celebrado no dia 21 de março o Instituto Olga Kos ( IOK), a Associação Brasileira de Exibidores de Cinema Operadores de Multiplex em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) , da Família, e dos Direitos Humanos promovem ação com foco na inclusão e igualdade social, nesta data pessoas com síndrome de Down juntamente com seus acompanhantes terão acesso a sessões de cinema totalmente gratuitas, serão franqueadas aproximadamente mil salas de exibição em diferentes estados brasileiros.

A participação de pessoas com deficiência em atividades culturais e artísticas é fundamental no processo de desenvolvimento da autonomia, bem como na ampliação da diversidade, e na construção de uma sociedade mais inclusiva.

A arte constitui uma linguagem dos sentimentos, das emoções; de extrema importância para formação do indivíduo e do coletivo, tendo em vista que a inflexão de ideias nas produções audiovisuais brasileiras compromete o setor e afeta a representatividade cultural exibida nas telas, esta iniciativa tem a missão de conectar a pessoa com síndrome de Down , a abertura para que este mercado seja mais diverso começa nas sessões de cinema e para tal precisam de insumos para que a inclusão aconteça.

Portanto, o foco desta agenda é propor a reflexão e ressaltar as capacidades e potencialidades da pessoa com síndrome de Down.

Esta iniciativa do IOK juntamente com a ABRAPLEX e a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência de firmar acordo de colaboração e cooperação para que no dia 21 de março seja disponibilizado ingressos gratuitos para qualquer pessoa com síndrome de Down e para um acompanhante em salas de cinema é uma forma de contemplar mais de 17 milhões de brasileiros que tem síndrome de Down que precisam ser representadas nas telas de cinemas e mais do que ocupar espaços, precisam criar os seus próprios espaços.

Mais informações nos sites das redes: Cinépolis, Cinemark, Cinesystem, UCI e no site do Instituto Olga Kos. A síndrome de Down tem características próprias, por isso não será necessário comprovação médica.

Sobre o Dia Internacional e Nacional da síndrome de Down

Esta data comemorativa foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a primeira comemoração aconteceu em 2006. 21/3 faz alusão à trissomia do 21. No Brasil este dia ganhou notoriedade em 2007 devido a exibição da novela “Páginas da Vida”, por meio do futebolista Romário que tem um filha com síndrome de Down”. Em 2022, após sanção de legislação federal, será o primeiro ano da data no calendário nacional sobre a Síndrome de Down.

ATENÇÃO: MATÉRIA EDITADA, ATUALIZADA E PUBLICADA POR www.diariopcd.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore