Circo di SóLadies promove apresentação com acessibilidade criativa

No mês das crianças, o grupo apresenta o espetáculo “Choque-Rosa” utilizando recursos de acessibilidade criativa, interagindo com pessoas com e sem deficiência.

Nos dias 19, 20 e 25 de outubro de 2024, sábado e domingo às 16h, e sexta-feira às 14h30, com entrada gratuita, o Circo di SóLadies | NemSóLadies ( @circodisoladies ) apresenta o espetáculo “Choque-Rosa ou Com que Armas Lutamos?”, no Teatro Cacilda Becker, na Lapa, Zona Oeste de São Paulo (SP). 

“Choque-Rosa ou Com que Armas Lutamos?” narra a história de quatro palhaças que, diante do sumiço de uma amiga, precisam se aventurar no tão temido “FORA”, um lugar não permitido para mulheres.

Nos dias 19 e 25 de outubro, as apresentações além de gratuitas contarão com tradução em LIBRAS. E no sábado, dia 20 de outubro, a apresentação contará com Audiodescrição. O grupo também oferece abafadores de ruído para pessoas com sensibilidade auditiva nos três dias de espetáculo.

Em parceria inédita com Maré Dissidente ( @maredissidentelibras ) e a Cultura de Acesso ( @juniorans ), o Circo di SóLadies | Nem SóLadies, que está celebrando dez anos de palhaçaria feminista, apresenta o espetáculo com uma tradução em LIBRAS muito criativa, que visa interagir com todos os tipos de público, entendendo a construção dos acessos como algo comum no cotidiano e na convivência social por pessoas diversas. 

A ideia é que pessoas com e sem deficiência se beneficiem com as soluções criadas através desta parceria que, ao invés de enxergar os recursos e tecnologias assistivas apenas como uma “ajuda”, inclui na própria experiência e de forma integral os múltiplos modos de acessar.

Cada detalhe foi pensado para eliminar barreiras e criar um ambiente mais acolhedor, seguro, diverso e acessível, onde a inclusão não está materializada em um simples adereço, mas é orgânica no espetáculo.

“Nosso maior desejo é que todas as pessoas, sem exceção, possam aproveitar ao máximo as experiências culturais e artísticas. Entendemos que a acessibilidade vai muito além de adaptar espaços; ela faz parte do processo criativo do projeto como princípio, integrando-se ao jogo cênico e trazendo uma nova forma de se comunicar com públicos diversos, sobretudo aqueles que sempre foram invisibilizados”, comenta o Circo di SóLadies | Nem SóLadies .

Além dos espetáculos e das oficinas, o grupo tem promovido mensalmente encontros presenciais e on-line com o Grupo de Estudos de Palhaçaria e Comicidade Feminista, na própria sede, na Vila Anglo, em São Paulo, para leituras de livros e bate-papo sobre feminismos. O próximo encontro acontece no dia 31 de outubro de 2024, das 14h às 17h, com a leitura do livro “Para Educar Crianças Feministas”, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.

Sobre o Circo di SóLadies|NemSóLadies

Atuando sob diferentes prismas com a temática da desigualdade de gêneros, há uma década o Circo di SóLadies|NemSóLadies, grupo que é formado por duas mulheres cis, Kelly Lima e Verônica Mello, e uma pessoa transmasculina, Theo Oliveira, vem utilizando a arte e uma ampla pesquisa sobre o tema para gerar reflexão e contribuir para a autoestima de mulheres e pessoas gênero-dissidentes.

As ações fazem parte do projeto “Dez Anos de Palhaçaria Feminista” contemplado no edital Lei Paulo Gustavo, viabilizado por meio do Governo do Estado de São Paulo Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal .

Informações: www.facebook.com/circodisoladieswww.instagram.com/circodisoladies e circodisoladies.com.br

Serviço: Especial Mês das Crianças com o Circo di Sóladies 

Espetáculo “Choque-Rosa ou Com que armas lutamos”

Com Circo di SóLadies | Nem SóLadies

Sinopse: Quatro palhaças encaram mais um dia de mesmice dentro de casa: limpar, passar, cozinhar e… Peraí? Cadê a Maria?! Com o sumiço da amiga Maria, são obrigadas a enfrentar o tão temido FORA, um lugar que não foi feito para elas, onde nenhuma mulher pode se aventurar. Será? 

Duração: 55 minutos 

Grátis – Classificação Livre

Quando: 19, 20 e 25 de outubro de 2024 – Horários: sábado, domingo às 16h e sexta-feira às 14h30 

Onde: Teatro Cacilda Becker – Endereço: R. Tito, 295 – Lapa, Zona Oeste de São Paulo – SP

Tradução em LIBRAS : dias 19 e 25 de outubro

Audiodescrição: dia 20 de outubro

Ficha Técnica – Direção: Luciana Viacava. Assistente de Direção: Lays Somogyi. Elenco: Mariana Procópio, Vitória Maia, Theo Oliveira e Verônica Mello. Stand in: Kelly Lima e Loi Lima. Dramaturgista: Maria Fernanda de Barros Batalha. Co-Autoria de Dramaturgia: Lui Castanho. Composição de Trilha Sonora: Dani Nega. Provocadora Corporal: Sheila Arêas. Preparadora Vocal: Naruna Costa. Cenógrafa: Mariana Chiarello. Cenotécnicas: Thays do Valle e Lua Nucci. Figurinista: Nagila Sanches. Criação de Luz: Leandra Demarchi. Operadora de luz: Luz López. Operação de Som: Lays Somogyi. Produção de Campo: Lui Castanho. Produção Executiva: Lui Castanho. Produção Artística: Circo di SóLadies | Nem SóLadies (Kelly Lima, Theo Oliveira e Verônica Mello). Assistente de Produção: Fabiana Pereira. Núcleo Artístico: Circo di SóLadies | Nem SóLadies (Kelly Lima, Theo Oliveira e Verônica Mello). Equipe de Acessibilidade: Maré Dissidente Acessibilidade Criativa e Cultura de Acesso. Captação de Vídeo: Haver Filmes. Edição de Vídeo: Cássio Kelm. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini de Souza. Estrategista de Mídias: Lara Moreira. Assistente de Comunicação: Danny Voir. Designer: Estúdio Capima – Tiê Pires. 

Grupo de Estudos sobre Palhaçaria e Comicidade Feminista 

Com Circo di SóLadies | Nem SóLadies

Tema: Para Educar Crianças Feministas, Um Manifesto

Onde: Espaço Circo di SóLadies | Nem SóLadies (Vila Anglo) – Endereço: Rua Pedro Soares de Almeida,  55 – loja 4 – Vila Anglo – Zona Oeste – São Paulo – SP

Quando: 31 de outubro de 2024 (quinta-feira) – Horário: das 14h às 17h

Grátis – Classificação Livre. Inscrições: https://forms.gle/LkMe9pHASUmJA4kC7

Quantidade de Vagas: 10 vagas presenciais / 100 pessoas no online

Oficina de Palhaçaria – Link de inscrição: https://forms.gle/tQSZ86aZoSByeLZY6

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore