Coalizão Vozes do Advocacy lança Campanha Retinopatia é Grave e Pode Cegar

Com o tema Retinopatia é Grave e Pode Cegar, a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade cria a campanha para sensibilizar a população brasileira sobre a importância do diagnóstico precoce da retinopatia diabética e chama a atenção das autoridades sobre a fila de espera para que os brasileiros com diabetes tenham acesso tanto ao oftalmologista como aos exames para diagnóstico da condição.

Segundo a Federação Internacional de Diabetes*, são 16 milhões de brasileiros com diabetes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a retinopatia diabética atinge mais de 150 mil brasileiros por ano. A doença é a maior causa de cegueira em pessoas com diabetes. 80% dos casos de cegueira do Brasil, por diferentes causas, poderiam ser evitados se houvesse diagnóstico médico precoce e tratamento adequado.**

A retinopatia diabética afeta exatamente 4 milhões de pessoas, segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2019-2020), correspondendo de 35% a 40% dos indivíduos com o diabetes. Ela constitui uma das mais incapacitantes complicações micro angiopáticas em pacientes idosos com a condição. É dividida em duas fases: não proliferativa e proliferativa. A primeira caracteriza-se por alterações intrarretinianas associadas ao aumento da permeabilidade capilar e, ocasionalmente, à oclusão vascular. Na progressão da RD não proliferativa, observa-se a formação de neovasos na interface vítrea da retina, que constitui a versão proliferativa.

A melhor forma de evitar a retinopatia diabética ou diagnosticá-la precocemente é controlar a glicemia adequadamente, visitar o oftalmologista com a descoberta do diagnóstico do diabetes e ter um acompanhamento anual com este profissional. Se houver alguma alteração da visão, é necessário visitá-lo o mais rapidamente possível.

De acordo com Vanessa Pirolo, coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade, “hoje em muitos municípios brasileiros as pessoas demoram mais de 8 meses para conseguir a consulta e realizar os exames no SUS, conforme é relatado na Campanha: Retinopatia Grave e Pode Cegar. Contatamos durante as gravações da iniciativa que há lacunas tanto no sistema público como privado de saúde. Além disso, muitos profissionais, incluindo clínicos gerais e endocrinologistas, não indicam a importância de visitar o oftalmologista uma vez ao ano.

“Como resultado, temos recebido várias pessoas com diabetes com estágio da doença bem avançado, e que não conseguimos reverter a perda de visão com qualquer tratamento disponível no SUS. Além disso, se todas as pessoas com diabetes visitassem o oftalmologista uma vez ao ano, preventivamente, haveria uma diminuição do gasto, principalmente no SUS”, relata o oftalmologista Arnaldo Bordon, Presidente da Sociedade Brasileira de Retina & Vitro.

 Além disso, a campanha estará disponível no site institucional da Coalizão desde o dia 3 de abril, com conteúdos sobre diabetes, obesidade e complicações e o contato das organizações de todo o país, que fazem parte dessa iniciativa.

Para que a mensagem da campanha possa chegar até a população, foram solicitados espaços de mídia calhau para diferentes veículos de comunicação em todo o país. Ela também está sendo veiculada nas redes sociais da Coalizão Vozes do Advocacy, bem como nas redes sociais das 24 organizações, que a compõem, e de instituições apoiadoras como sociedades médicas, organizações de pacientes parceiros, influenciadores digitais, deputados federais ligados à causa e personalidades de destaque no panorama nacional.

Com estratégia, planejamento e conteúdo desenvolvidos pela Relações Públicas e mestra em Políticas Públicas, Mely Paredes VT e SPOT da Catraca Filmes, sob comando de Binho Ferronatto e equipe, e site desenvolvido pelo designer Pedro Heinen.

A iniciativa tem o apoio de: Allergan/Abbvie, Bayer e Roche.

Mais informações podem ser acessadas no site: www.vozesdoadvocacy.com.br,  nas redes sociais: Instagram: vozesdoadvocacy e no Facebook: vozesdoadvocacy.

Referências:

*Federação Internacional de Diabetes: https://diabetesatlas.org/

** Organização Mundial da Saúde: https://www.who.int/docs/default-source/documents/publications/world-vision-report-accessible.pdf

*** https://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Diretrizes-Sociedade-Brasileira-de-Diabetes-2019-2020.pdf

Sobre a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade

Com a participação de 22 associações e de 2 institutos de diabetes, o projeto promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas as doenças, além de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento adequado destas doenças no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore