Color Trend 2026® destaca inovação à acessibilidade com o see color

O see color utiliza o alto-relevo para pessoas com deficiência lerem as cores em utensílios domésticos, brinquedos, objetos de decoração, medicamentos, dentre outros

O IV World Plastic Connection Summit® traz mais uma novidade no lançamento do Color Trend 2026®, guia de tendências de cores produzido pelo Think Plastic Brazil para nortear decisões de profissionais da indústria de plásticos transformados no Brasil, o see color, método de linguagem tátil que identifica cores no plástico. O lançamento acontecerá de 8 a 10 de abril, sendo o dia 8 aberto ao público, no Novotel Center Norte, em São Paulo. A ação é organizada pelo Think Plastic Brazil, criado pelo INP (Instituto Nacional do Plástico) e em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento).

“A adoção do see color na edição de 2026 do Color Trend® está alinhada com uma das premissas do Think Plastic Brazil que é levar inovação, design e sustentabilidade para o setor brasileiro de transformados plásticos através de ações criativas que nos conectem aos principais players do mercado global”, comenta Carlos Moreira, diretor-executivo do INP e de projetos do Think Plastic Brazil.

Um dos projetos do ecossistema do World Plastic Connection Summit®, o Color Trend®, é um guia internacional de tendências de cores com foco e pesquisa a partir de uma visão brasileira, dedicado à indústria de plásticos transformados, oferecendo uma cartela completa que orienta o setor no ano seguinte à sua publicação, publicado em português, inglês e espanhol. A edição de 2026 é assinada por Marcelo Rosenbaum, renomado arquiteto brasileiro premiado internacionalmente.

O Color Trend 2026® trará como destaque a inovação à acessibilidade com o see color, um método de linguagem tátil que utiliza o alto-relevo, assim como o braile, para possibilitar o acesso à informação das cores para pessoas com deficiência visual (cegas, com baixa visão ou daltônicas). A leitura pode ser feita tanto visualmente quanto pelo toque da ponta dos dedos para interpretação dos símbolos, de maneira que as pessoas com deficiência visual possam entender e identificar as cores em qualquer aplicação de plástico como utensílios domésticos, brinquedos, objetos de decoração, medicamentos, dentre outros.

O método foi desenvolvido na tese de doutorado da pesquisadora Sandra Regina Marchi a partir da Teoria das Cores, que considera três cores primárias (vermelho, amarelo e azul) e secundárias (laranja, verde e lilás), além das neutras (preto e branco). De acordo com a criadora, o see color é inovador e inusitado e cria códigos táteis de cores com fácil memorização e dimensões pequenas, que devem estar em qualquer objeto, tornando as pessoas com deficiência visual independentes e capacitadas para fazer suas próprias escolhas.

No dia 8 de abril, as indústrias e empresas de plásticos transformados apresentarão o see color em suas mercadorias para todos os presentes no evento. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, sendo 500 mil cegas e cerca de 6 milhões com baixa visão, com isso, a implementação do see color representa um avanço significativo em acessibilidade, permitindo que esse público identifique cores em produtos de plástico de forma autônoma. A iniciativa reforça o compromisso do setor com a inclusão e a inovação, tornando o design mais acessível e funcional para milhões de brasileiros.

Os interessados podem garantir a vaga preenchendo o formulário online disponível no site https://worldplasticconnectionsummit.com/ 

SERVIÇO 

IV World Plastic Connection Summit®

Data: de 8 a 10 de abril (dia 8 aberto ao público e dias 9 e 10 exclusivo para associados do Think Plastic Brasil)

Horário: das 8h às 18h

Local: Novotel Center Norte | São Paulo – Av. Zaki Narchi, 500 – Vila Guilherme, São Paulo-SP

Inscrições gratuitas: 

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=Emp2JAADgUap3B8wJEenuhVXkXe9LMRCiDK4PLVfeHhUN1NaRDI3SlIxSkpHNlBVQ1JNUUs3Q1ZSNy4u&embed=true%22

Mais informações: https://worldplasticconnectionsummit.com/ 

Programação

Dia 8 de abril

  • Seminário internacional híbrido
  • Lançamento do Color Trend
  • Lançamento do International Yearbook
  • Premiação – International Award
  • Image Promotion – presença de jornalistas e formadores de opinião internacionais

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore