Começa em SP a 47º Mostra Internacional de Cinema com Acessibilidade

Foi dada a largada para a 47ª Mostra! O primeiro dia de festival já traz sessões especiais e exibições com a presença dos realizadores.

Em 2023, a Mostra exibe 20 títulos com recursos de acessibilidade! São produções e coproduções brasileiras, entre documentários, ficções e animações.

Para assistir aos filmes com audiodescrição, narração em Libras ou legendas Closed Caption, é preciso fazer o download do aplicativo Mobi LOAD (@mobiload), na Google Play ou na App Store, e sincronizá-lo com a projeção do cinema. Confira como funciona no final da matéria.

Neste ano, a Mostra presta homenagem ao cineasta brasileiro Júlio Bressane. E já tem sessão especial: o Espaço Itaú de Cinema – Augusta exibe, às 15h30, o documentário “A Longa Viagem do Ônibus Amarelo”, dirigido por Bressane e por Rodrigo Lima. O realizador, homenageado com o Prêmio Leon Cakoff, estará presente na sessão. 

Com 432 minutos de duração, o filme reúne obras de Bressane, editadas em uma ordem que, primeiro, segue a cronologia histórica, mas logo começa a retroceder e a avançar. Os vários passados —anos 1960, 1980, 2000— são comentados de forma a lançar luz sobre os temas e as obsessões do cineasta.

Nesta quinta (19/10), também acontece a exibição do documentário “O Túnel de Pombos”, do diretor Errol Morris, homenageado com o Prêmio Humanidade nesta Mostra. A sessão é no CineSesc, às 19h20.

Neste filme, Morris descortina a vida e a carreira do ex-espião britânico David Cornwell —mais conhecido como John le Carré (1931-2020), autor de romances clássicos de espionagem como “O Espião que Sabia Demais” e “O Jardineiro Fiel”. Da Guerra Fria até os dias de hoje, o documentário atravessa seis décadas enquanto le Carré dá a sua última e mais sincera entrevista, em uma investigação profundamente humana e envolvente da extraordinária trajetória do escritor e dos limites entre fato e ficção. 

Além disso, as sessões no Espaço Petrobras, na Cinemateca Brasileira, tem início com a exibição de “Blow-Up – Depois Daquele Beijo” (1966), de Michelangelo Antonioni, filme que faz parte da retrospectiva do cineasta italiano realizada pela Mostra.

Programação completa:

https://47.mostra.org/programacao

Sessões com a presença dos realizadores ou da equipe dos filmes: 

14h: “Não Só o Pássaro é Bonito”, de Álvaro Torres Crespo

15h30: “Algas Marinhas”, de Meredith Hama-Brown

15h30: “A Longa Viagem do Ônibus Amarelo”, de Júlio Bressane e Rodrigo Lima

18h40: “As Crianças Perdidas”, de Michèle Jacob

19h: “As Outras”, de Alexandra Hyland

19h20: “O Fogo”, de Luis Fontal

19h30: “Ouvidor”, de Matias Borgström

20h20: “O Posto Avançado”, de Edoardo Morabito

20h30: “Adriana Varejão – Entre Carnes e Mares”, de Andrucha Waddington e Pedro Buarque

20h45: “Tia Virgínia”, de Fabio Meira

21h: “O Estranho”, de Flora Dias e Juruna Mallon

21h20: “O Vazio de Domingo à Tarde”, de Gustavo Galvão

21h30: “Vale do Exílio”, de Anna Fahr

Funciona assim: antes de sair de casa, já com o app no celular, pesquise a obra que deseja assistir e baixe o recurso de acessibilidade necessário. Na sala de cinema, com o filme começando, clique em “coleção”, selecione a acessibilidade baixada e aguarde a sincronização ser realizada —lembre-se de habilitar a permissão para que o aplicativo grave áudios e tenha acesso a fotos, vídeos, músicas e áudios. Pronto! O recurso escolhido aparecerá no smartphone.

https://www.instagram.com/p/CyhPhtIJNFw/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D&img_index=1

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore