Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência terá Carta de Brasília

A abertura oficial foi na tarde do domingo, 14, com a presença de delegações dos estados brasileiros e do DF. Ministro Silvio Almeida afirmou que é preciso cuidado, respeito e dignidade com as pessoas com deficiência.

O Diário PcD transmitiu simultaneamente com o Governo Federal a abertura da V Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que aconteceu em Brasília, na tarde deste domingo, 14.

Geraldo Nogueira e Luciana Xavier Sans de Carvalho participaram da transmissão do Diário PcD repercutindo os momentos que antecederam o início oficial do evento, direto de Brasília.

A abertura foi com Anna Paula Feminella – Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Presidente do CONADE que comentou sobre a importância de o Brasil voltar a ter a Conferência, que não ocorreu nos últimos oito anos.

Décio Santiago, vice-presidente do CONADE lembrou sobre os difíceis momentos do Conselho, que chegou inclusive a ser ‘extinto’ na gestão de Bolsonaro.

O Deputado Federal Welinton Prado, presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Câmara dos Deputados destacou a necessidade e importância do envolvimento do Congresso Nacional com as demandas das pessoas com deficiência.

 Silvio Almeida, Ministro dos Direitos Humanos, foi o responsável pela palestra inaugural do evento e discursou sobre a importância do Congresso, que tem como tema central “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência”. Ele ainda afirmou que ‘não se faz política pública sem dinheiro’ e que é importante ter cuidado, respeito e dignidade para com a pessoa com deficiência.

O Ministro ainda comentou sobre a baixa adesão dos Governos Estaduais ao NOVO VIVER SEM LIMITES – 2. Apenas os estados de Piauí, Maranhão, Paraíba, Bahia e Ceará formalizaram convênios com o Governo Federal que prevê investimentos de R$ 6,5 bilhões de investimentos em políticas publicas para as pessoas com deficiência. O plano criou 95 ações que prioriza ações para aprimorar a gestão pública e garantir recursos para gerar oportunidades de desenvolvimento regional de forma sustentável e inclusiva para as pessoas com deficiência.

A 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi convocada por meio da Portaria n.º 217, de 10 de abril de 2023 e tem como papel fundamental a construção, implementação e promoção social, garantindo o protagonismo dos representantes do governo e da sociedade civil para mapear e elaborar estratégias de modo a combater as desigualdades e todos os tipos de discriminação contra as Pessoas com Deficiências.

O objetivo do evento é debater e deliberar sobre propostas colhidas após ampla participação social, nas etapas regionais da conferência.

A partir da segunda-feira, 15, acontecem palestras que abordarão os cinco Eixos Temáticos da conferência, cada um mediado e apresentado por especialistas e autoridades da área.

Para falar sobre “Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência“, foram convidados: Renato Simões (SNPS/SG/GR), Lais Vanessa Carvalho de Figueiredo Lopes (Confoco) e Siana Guajajara (Acessibilindígena). A mediação será feita pela secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella.

Já no painel sobre “Garantia de acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada”, proferirão palestra: Naira Gaspar (Diretoria da Pessoa com Deficiência), André Quintão (secretário Nacional de Assistência Social) e Izabel Maior (UFRJ). A mediação será de Roberto Tiné, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).

O eixo temático sobre “Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência” será apresentado pela representante do Conselho Nacional de Saúde, Vitoria Bernandes, e o pesquisador em Finanças Públicas, Carlos Kerbs, com mediação do diretor de Relações Institucionais, Antonio José.

No quarto eixo, sobre “Cidadania e Acessibilidade”, estão previstas palestras do desembargador federal Pablo Zuniga Dourado, de Ricardo Tadeu Bugarim Duailibe (TJ Maranhão) e Martinha Clarete Dutra Dos Santos, integrante da Rede Ibero-americana para o Desenvolvimento dos Sistemas Educacionais Inclusivos (OEI). A mediação será de Nancy Castro Segadilha, do Conade.

O quinto eixo abordará “Os desafios para comunicação universal”, com Luanna Sant’Anna Roncarantii (SGD/MGI), Falk Soares Ramos Moreira (IFB) e Mariana Cartaxo (Programa de Acesso Digital no Brasil). A mediação será de Ludymilla dos Santos Chagas, do Conade.

Grupos de trabalho e encaminhamentos – A terça-feira (16) será dedicada às atividades dos Grupos de Trabalho que aprofundarão os debates sobre os eixos temáticos.

Carta de Brasília – A plenária final será realizada na quarta-feira (17), seguida pela apresentação da Carta de Brasília. O encerramento da Conferência está previsto para às 17h.

CRÉDITO/IMAGENS: www.5cndpd.org e CICB

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore