Confira 10 atividades lúdicas que podem ajudar no processo de alfabetização

No mês em que é celebrado o Dia Mundial da Alfabetização, a neuropedagoga Mara Duarte ressalta a importância dessa fase no desenvolvimento infantil

No mês em que é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização (08/09), uma data criada pela ONU/Unesco para ressaltar a importância social da alfabetização e também chamar a atenção para a importância da qualidade de ensino nos primeiros anos de educação infantil, assim como o combate ao analfabetismo entre os adultos.

De acordo com dados do 1º Relatório de Resultados do Indicador Crianças Alfabetizada divulgado neste ano pelo governo, 56% dos estudantes de escolas públicas brasileiras alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o segundo ano do ensino fundamental. A meta é chegar a 100% de crianças alfabetizadas na idade certa.

Segundo Mara Duarte, neuropedagoga, psicopedagoga, psicomotricista, além de diretora da Rhema Neuroeducação, que atua com o objetivo de oferecer conhecimento para profissionais da educação e pessoas envolvidas no processo do neurodesenvolvimento e da neuroeducação infantil, tanto nas áreas cognitivas e comportamentais, quanto nas afetivas e sociais, a alfabetização é algo de extrema importância para qualquer criança. “Ao conseguir ler e escrever, são abertas uma série de possibilidades que antes não seriam possíveis”, avalia.  

De acordo com a neuropedagoga, a alfabetização também é uma etapa crucial no desenvolvimento, pois é nesse momento que os pequenos começam a explorar o mundo das letras e dos sons. “Nem sempre o processo é fácil ou interessante, mas pode se tornar muito mais agradável com as estratégias certas”, explica. 

Para Mara Duarte, os educadores podem utilizar atividades lúdicas para transformar o aprendizado da leitura e da escrita em uma atividade divertida e envolvente. Confira 10 sugestões da especialista para trabalhar o processo de alfabetização em sala de aula:

  1. Caça ao Tesouro das Letras: Esconda letras do alfabeto pela sala ou pelo ambiente externo e incentive as crianças a encontrá-las. Conforme encontram cada letra, peça para identificarem o nome e o som correspondente.
  2. Bingo de Palavras: Crie cartelas de bingo com palavras simples e imagens correspondentes. À medida que as palavras são chamadas, as crianças podem marcar nas cartelas, incentivando o reconhecimento visual das palavras.
  3. Jogos de Memória com letras e palavras: Faça jogos de memória com cartas que tenham letras ou palavras escritas. “Essa atividade ajuda no reconhecimento visual das letras e no desenvolvimento da memória”, explica Mara.
  4. Histórias com Fantoches: Use fantoches para contar histórias simples que enfatizem as letras e os sons. As crianças podem interagir com os personagens e repetir palavras-chave durante a história.
  5. Quebra-cabeças de Palavras: Crie quebra-cabeças com palavras simples e imagens correspondentes. “À medida que as crianças montam o quebra-cabeça, podem repetir a palavra em voz alta, reforçando a associação entre a escrita e o som”, orienta a neuropedagoga. 
  6. Brincadeiras com Slides de Letras: Use slides de letras para criar brincadeiras interativas, como identificar as letras do próprio nome ou formar palavras simples.
  7. Jogo da Velha com Letras e Palavras: Adapte o tradicional jogo da velha substituindo os símbolos por letras ou palavras. Essa atividade ajuda no reconhecimento das letras e no desenvolvimento do raciocínio lógico.
  8. Pintura de Letras e Palavras: Incentive as crianças a praticarem a escrita e a ortografia através da pintura. Elas podem pintar letras e palavras em folhas de papel ou até mesmo em calçadas usando giz.
  9. Escrita de Histórias em Grupo: Divida as crianças em grupos e peça para criarem histórias juntas. Cada grupo pode escrever uma parte da história, incentivando a prática da escrita colaborativa.
  10. Jogo da Caixa de Sons: Coloque objetos que comecem com diferentes letras em uma caixa. As crianças devem escolher um objeto aleatório e identificar o som inicial da palavra.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore