Congresso internacional sobre Síndrome de Down propõe novos olhares sobre autonomia, trabalho e inclusão

Congresso internacional sobre Síndrome de Down propõe novos olhares sobre autonomia, trabalho e inclusão

Congresso “Eu tenho Síndrome de Down, e daí?” acontece em Campinas-SP de 19 a 22 de novembro e reúne delegações de 19 países; evento integra o IX Congresso Brasileiro e o VII Congresso Ibero-americano de Síndrome de Down. Inscrições estão abertas!

De 19 a 22 de novembro de 2025, Campinas-SP será o centro de um dos debates mais importantes sobre inclusão, diversidade e direitos da pessoa com deficiência: o congresso internacional “Eu tenho Síndrome de Down, e daí?”, que pela primeira vez reunirá, em um mesmo encontro, o IX Congresso Brasileiro de Síndrome de Down e o VII Congresso Ibero-americano de Síndrome de Down. O evento reúne os principais pensadores e estudiosos da atualidade e trará reflexões urgentes sobre vida adulta, cidadania e diversidade. Organizado pela Fundação Síndrome de Down (FSDown), o Congresso reunirá delegações de 19 países da Ibero-América e ainda está com inscrições abertas em fsdown.org.br/congresso2025.

Mais do que um congresso científico, o encontro será um espaço de troca de experiências e construção de caminhos para uma sociedade mais justa e diversa, abordando temas que dialogam diretamente com educação, mercado de trabalho, vida adulta e autonomia das pessoas com Síndrome de Down.

Entre os principais eixos temáticos estão: a pessoa com síndrome de Down no mundo contemporâneo: inclusão e bem viver; trabalho, autonomia e independência; vida adulta, cuidados médicos preventivos e tomada de decisão apoiada; corpo, afeto e sexualidade: direito e inclusão; protagonismo, vida adulta e autonomia no centro do debate.

A edição de 2025 destaca a vida adulta como fio condutor, abordando questões práticas e afetivas que atravessam o cotidiano de pessoas com Síndrome de Down , da inserção no mercado de trabalho ao direito de decidir sobre o próprio corpo e futuro. As atividades incluem palestras, rodas de conversa, workshops e apresentações culturais, todas marcadas pelo protagonismo das próprias pessoas com Síndrome de Down, que participam como palestrantes, debatedores e autodefensores.

Mais de 100 pessoas com síndrome de Down de diferentes estados brasileiros participarão das atividades, compartilhando experiências e reivindicando seu lugar de fala. “Neste congresso, a pessoa com síndrome de Down é o centro. É a oportunidade de falarem por si mesmas, fortalecendo sua autonomia e cidadania”, destaca Marcos Rogério Tofoli, presidente da Fundação Síndrome de Down.

Relevância internacional e impacto social

O congresso reunirá especialistas de referência mundial e nomes que vêm transformando a forma como a sociedade compreende inclusão e diversidade. Entre os palestrantes internacionais confirmados estão Carlo Lepri (Itália), David Rodrigues (Portugal), Eduardo Moreno Vivot (Argentina), Joseph Ruf (Espanha) e Sonsoles Perpiñán Guerras (Espanha).

O Brasil será representado por Zan Mustachi (médico geneticista), Orestes Forlenza (professor da FMUSP), Maria Teresa Egler Mantoan (Unicamp), Maria Aparecida Gugel (Ministério Público do Trabalho), Maria Clara Machado Israel (autodefensora e atriz), Geórgia Baltieri Bergantin (especialista em RH e diversidade na Bayer), Flávia Poppe (pesquisadora em moradia independente), entre outros nomes expressivos.

40 anos da Fundação Síndrome de Down

Em 2025, a FSDown completa 40 anos de atuação na defesa de direitos e na promoção da inclusão. O congresso marca esse aniversário reafirmando a importância da participação ativa das pessoas com deficiência nos debates sobre suas próprias vidas — um passo fundamental para a construção de políticas públicas mais humanas e eficazes.

Serviço
Congresso “Eu tenho Síndrome de Down, e daí?”
IX Congresso Brasileiro e VII Congresso Ibero-americano de Síndrome de Down
De 19 a 22 de novembro de 2025
Expo D. Pedro – Campinas-SP (Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra)
Participação: delegações de 19 países da Ibero-América
Inscrições e programação completa: fsdown.org.br/congresso2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore