Contratação de pessoas com deficiência cresce 19% no setor metalúrgico de Osasco e Região

A contratação de pessoas com deficiência no setor metalúrgico de Osasco, na Grande São Paulo e região cresceu 19%, de agosto a outubro de 2024. O resultado é fruto do Programa Valorizando a Inclusão pela Lei de Cotas, uma iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região com o apoio da Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo.

Ao todo, 35 empresas que não cumpriam a Lei de Cotas estão em acompanhamento.

No lançamento do Programa, estas empresas cumpriam 45,6% do exigido pela Lei de Cotas e após três meses, em 31 de outubro, o patamar de cumprimento passou para 64,6%.

Neste período, 17,1% das empresas atingiram ou superaram as contratações exigidas por Lei.

O Programa já identificou que, apesar de terem pessoas com deficiência registradas, algumas empresas não informavam esta situação ao E-Social. “O lançamento aconteceu de forma incorreta. Quem entrou em contato com o Sindicato conseguiu esclarecer as dúvidas e fazer a atualização”, conta Carlos Aparício Clemente, coordenador do Espaço da Cidadania.

Com o Programa também foi possível identificar que algumas empresas insistem em não cumprir a Lei de Cotas. “Ignoram a fiscalização, a legislação, a comunidade nas quais estão instaladas e concorrem deslealmente com outras empresas da região”, observa Clemente.

 Ficaram fora do Programa as empresas que já atendiam as exigências legais desde o início do ano. “O nosso trabalho de sensibilização e conscientização nas fábricas vai continuar enquanto a legislação for descumprida”, destaca o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan, o Ratinho.

Fonte: Por Auris Sousa – sindmetal.org.br

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore