Contratar pessoas com deficiência: Eficiência e Inclusão

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas uma estratégia inteligente para o sucesso das empresas. Conversamos com o Pós PhD em Neurociências e assessor empresarial, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, que trouxe observações valiosas sobre esse tema.

“A eficiência é inquestionavelmente favorecida ao contratar pessoas com deficiência, e isso decorre de diversas razões. Tomemos, por exemplo, um cadeirante, que, devido ao tempo dedicado a computadores, tende a aprimorar suas habilidades. Para funções que demandam uma audição apurada, os cegos se destacam, beneficiando-se de uma audição mais desenvolvida. Adicionalmente, a limitação de mobilidade física é compensada por uma notável habilidade cognitiva, como evidenciado pelo exemplo inspirador de Stephen Hawking.” inicia o neurocientista membro da Society for Neuroscience.

Reconhecendo Habilidades Extraordinárias:

Dr. Fabiano destaca a importância de reconhecer as habilidades e talentos excepcionais que pessoas com deficiência possuem. Ao invés de focar nas limitações, ele ressalta que cada indivíduo traz contribuições únicas para o ambiente de trabalho. Exemplificando, menciona como um cadeirante pode desenvolver habilidades digitais excepcionais devido ao tempo dedicado ao uso do computador.

Criatividade e Resiliência diante dos Desafios:

O especialista enfatiza a capacidade de compensar desafios físicos por meio de tecnologias assistivas e adaptações no ambiente de trabalho. Inspirando-se na história de Stephen Hawking, Dr. Fabiano destaca como a superação de obstáculos físicos pode levar ao desenvolvimento de habilidades cognitivas extraordinárias.

Benefícios para as Empresas:

A contratação de pessoas com deficiência, segundo Dr. Fabiano, traz benefícios significativos para as empresas. Destacamos alguns pontos abordados durante a entrevista:

– Aumento da Produtividade e Eficiência: Estudos apontam que a rotatividade é menor e a produtividade equivalente ou superior à dos colegas sem deficiência.

– Melhoria do Clima Organizacional: A diversidade promove tolerância, respeito e colaboração entre os funcionários.

– Fortalecimento da Marca Empregadora: Empresas inclusivas se destacam como referência em responsabilidade social, atraindo e retendo talentos.

– Aumento da Competitividade: Adotar uma postura inovadora na inclusão destaca a empresa no mercado.

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, segundo o Dr. Fabiano de Abreu Agrela, é um investimento que beneficia tanto os profissionais quanto as empresas. É uma oportunidade para construir um futuro mais justo, inclusivo e próspero para todos.

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore