CPB divulga uniformes da Seleção Brasileira para a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou os uniformes que os atletas brasileiros irão vestir na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O uniforme completo é formado por jaqueta em dois tons de azul, chapéu bucket nas cores verde e amarela, camiseta branca de algodão, shorts ou calça azul-marinho e chinelo. As peças foram desenvolvidas pela ASICS e pelas Havaianas.

“Parcerias com grandes empresas como essas vão além do momento dos Jogos Paralímpicos, são de extrema importância para apoiarmos a trajetória dos atletas paralímpicos de forma contínua, oferecendo mais qualidade e infraestrutura para que possam se preparar e evoluir para os momentos de competição. Este apoio também é fundamental para aumentar a visibilidade e o reconhecimento dos esportes paralímpicos, além de contribuir com a inclusão das pessoas com deficiência”, disse Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008) e presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Atletas paralímpicos participaram do desenvolvimento das peças, com o objetivo de torná-las mais acessíveis e confortáveis. No caso das Havaianas, o processo de cocriação contou com diversas rodas de conversa desde 2020 e workshops com profissionais de Pesquisa e Desenvolvimento. A marca reuniu durante todo o período de criação e testes dos protótipos pessoas com tipos de deficiência motora variados, como cadeirantes e pessoas com próteses ou pouca mobilidade nas mãos.

Para garantir calce, conforto, resistência e segurança, foram realizados testes extensivos no laboratório do Centro de Inovação da Havaianas e no Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC). Ao longo do processo, foram criados cinco protótipos até a versão final.

O calçado novo tem solado de borracha injetada, uma variante ainda mais macia da borracha tradicional das Havaianas, e um cabedal feito inteiramente de materiais têxteis, com toque macio e acabamento acolchoado. Essas escolhas garantem uma melhor experiência de uso, especialmente para pessoas com baixa ou nenhuma sensibilidade nos pés.

O novo produto das Havaianas já estará disponível para compra no e-commerce e nas lojas próprias da marca a partir de 19 de agosto.

Em maio, a ASICS apresentou no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, as primeiras peças que serão usadas pela delegação brasileira em Paris. A coleção, também desenvolvida em colaboração com atletas paralímpicos, inclui jaqueta de pódio, moletom, camisetas, camisa polo, regata, bermuda, calça, legging, tênis, mochila, meia, manguito e boné. EStas peças do uniforme da delegação paralímpica estão à venda no site e nas lojas ASICS.

A parceria da Havaianas com o CPB começou em 2020, com o patrocínio durante os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Já o acordo entre CPB e ASICS foi anunciado em novembro de 2023, mês de realização dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. Toda a delegação brasileira contou com o tênis GEL-Meteora na missão chilena.

O Brasil vai ser representado por 279 atletas de 20 modalidades nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O grupo é formado por 254 esportistas com deficiência, 19 atletas-guia (sendo 18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo. Os atletas do país estarão em disputas de 20 das 22 modalidades do programa dos Jogos.

Esta será a maior missão brasileira em uma edição do megaevento fora do Brasil, superando os 259 convocados de Tóquio 2020, que também havia sido à época a missão com mais atletas em terras estrangeiras. O número só não supera o registrado nos Jogos do Rio 2016, quando o Brasil contou com 278 atletas com deficiência. Naquela edição, o Brasil participou de todas as 22 modalidades por ser o país-sede da competição.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

FONTE/CRÉDITO: Altetas Claudiney Batista (atletismo), Victor Almeida (natação), Danielle Rauen (tênis de mesa), Giovanna Boscolo (atletismo), Danielle Longhini (goalball) e Edênia Garcia (natação) posam com o uniforme de desfile da cerimônia de abertura de Paris 2024 | Foto: Ale Cabral / CPB

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore