CPQD lança programa voltado à capacitação e inclusão profissional de pessoas autistas

CPQD lança programa voltado à capacitação e inclusão profissional de pessoas autistas

Batizada de Vozes do Espectro, iniciativa terá a primeira turma com início em janeiro, mas foi criada já prevendo expansão

O mundo celebra em dezembro, o mês Internacional das Pessoas com Deficiência, que em 2025 tem como tema “Promover sociedades inclusivas para pessoas com deficiência para avançar no progresso social”. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, a data tem o objetivo de incentivar ações voltadas à inclusão de pessoas com deficiência nos cenários social, cultural, político e econômico – o que inclui o mercado de trabalho. 

Alinhado a esse objetivo – e também ao seu propósito -, o CPQD lançou na semana passada o programa Vozes do Espectro, que tem como foco a capacitação e a inclusão profissional de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de nível 1. Com início em janeiro de 2026 e duração de seis meses, o programa inaugura um modelo de formação estruturado que combina desenvolvimento técnico, socioemocional e prática supervisionada no ambiente corporativo, respeitando as singularidades de cada pessoa. 

A primeira turma será formada por cinco pessoas, que passarão por um processo seletivo conduzido em parceria com a consultoria Share People Hub, especializada em recrutamento de pessoas neurodivergentes. Já o curso de Administração Digital, que inclui aulas teóricas e prática profissional, será ministrado em parceria com o Instituto Eufraten, responsável pela preparação técnica e socioemocional dos alunos. Os participantes do programa serão contratados para cumprir uma carga horária de 24 horas semanais (480 horas no total). 

Mário Felício Neto, diretor de Gestão de Pessoas e Facilities do CPQD, revela que o Vozes do Espectro foi criado com potencial para expansão, tanto no número de participantes quanto de parceiros – em especial, empresas interessadas em receber os futuros profissionais formados nas novas turmas do programa. Ele ressalta que o Vozes do Espectro é uma evolução das iniciativas já conduzidas pelo CPQD ao longo dos anos, visando a formação de talentos na área de tecnologia da informação e comunicação e, ao mesmo tempo, a promoção da diversidade e inclusão.

“O CPQD sempre deu atenção especial a iniciativas de diversidade e inclusão. O Programa Qualificar para Incluir, criado em 2008, por exemplo, foi uma ação importante que proporcionou capacitação e a oportunidade de desenvolvimento profissional em TICs para centenas de pessoas com deficiências e também menores aprendizes”, afirma o diretor. “O Vozes do Espectro representa, portanto, a continuidade e evolução dessa agenda longeva do CPQD”, acrescenta.

O lançamento dessa iniciativa foi marcado também pela assinatura de um acordo de cooperação com o Programa de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (PAICA), instituição de referência em Campinas no atendimento a crianças e adolescentes autistas. Como parte do acordo, o CPQD destinará ao PAICA um percentual mensal da renda obtida com o aluguel dos prédios para empresas instaladas em seu parque tecnológico – o Pólis de Tecnologia -, visando contribuir para a ampliação da capacidade de atendimento da instituição e do impacto social na região de Campinas. 

Assim como o programa Vozes do Espectro, a parceria com o PAICA está alinhada ao propósito do CPQD+, movimento da organização voltado à diversidade e inclusão social.

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 49 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore