CTC ultrapassa meta de inclusão de colaboradores PCD e conquista Selo de Direitos Humanos e Diversidade

Reconhecimento reforça o compromisso da empresa com a inclusão, ampliando oportunidades e fortalecendo a cultura de pertencimento

A CTC, referência em tecnologia, alcançou em 2024 dois marcos significativos em sua trajetória: completou 30 anos e superou a cota de 4% de colaboradores com deficiência (PCD), exigida pela Lei nº 8.213/1991 para empresas com até mil funcionários. A conquista destaca o compromisso contínuo da organização com a promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor.

A pesquisa “Perfil Social, Racial e de Gênero das 1.100 Maiores Empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas 2023-2024”, divulgada pelo Instituto Ethos, revela que pessoas com deficiência ocupam apenas 3,3% dos postos de trabalho nas maiores empresas do país, um percentual bem abaixo dos 8,9% que representam na população brasileira, segundo o Censo de 2022 do IBGE. O dado evidencia a necessidade de avanços na inclusão de PCDs no mercado de trabalho, especialmente em grandes corporações, para garantir equidade e atender à legislação vigente.

Como reconhecimento por suas práticas, a iniciativa Inclusão de PCDs da CTC recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade em sua 7ª edição. Concedido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, o prêmio celebra empresas que se destacam em promover a diversidade e inclusão nas organizações.

A CTC já se prepara para ultrapassar a marca de mil colaboradores em 2025, o que elevará a meta de inclusão para 5%. “Nosso compromisso vai além do cumprimento legal. Queremos garantir que cada pessoa, com deficiência ou não, se sinta parte do time e tenha condições de desenvolver todo o seu potencial. Este reconhecimento com o Selo reforça que estamos no caminho certo”, ressalta Vania Previatti, diretora de Recursos Humanos da companhia.

A inclusão na empresa é um processo estruturado e contínuo. Desde a chegada de um novo colaborador, a empresa avalia se a pessoa necessita de alguma especificidade relacionada às suas atividades e oferece suporte com acompanhamento e acolhimento, criando um ambiente que valorize suas capacidades. No processo de recrutamento, a CTC adota uma abordagem que prioriza a identificação desses profissionais com base em suas competências e potenciais antes de definir a área de atuação. 

“Essa estratégia permite que os colaboradores sejam alocados em funções onde possam contribuir e se desenvolver plenamente. A abordagem também nos ajuda a formar equipes diversificadas e colaborativas, onde cada membro se sente valorizado”, complementa a especialista.

Michel Lopes de Oliveira, colaborador da área de Administração e Finanças da CTC, é uma pessoa com deficiência e compartilhou sua experiência positiva na empresa. “Aqui temos liberdade em compartilhar experiências para melhorias de processos. Podemos escutar e opinar com todos, até com a diretoria”, afirma Michel. Ele também ressalta como pequenos detalhes no ambiente físico reforçam a inclusão. “O escritório possui um banheiro adaptado para pessoas com deficiência, o que contribui significativamente para um ambiente mais inclusivo e confortável para todos”.

Rafaella Macedo Stallone Arantes, colaboradora com deficiência da área de Recursos Humanos, destacou a importância de trabalhar em uma empresa que promove a igualdade e o respeito por todos. “É um passo importante na validação da visão da CTC de valorizar nosso capital humano, fortalecendo a nossa marca e atraindo os melhores talentos. Demonstra nosso compromisso com a diversidade, a equidade e a inclusão”, afirmou Rafaella.

O compromisso da CTC com a diversidade vai além da inclusão de PCDs. A empresa promove a equidade de gênero, a inclusão racial e o respeito às diferentes orientações sexuais. Os resultados são evidentes na pesquisa de clima organizacional, que registra altos índices de respeito, acolhimento e sentimento de pertencimento. 

“A diversidade não é apenas um valor; é um motor para a inovação e o crescimento. Valorizamos a troca de experiências, as diferentes perspectivas e acreditamos que elas fortalecem nossa cultura”, conclui Vania.

Sobre a CTC

A CTC é uma empresa especializada em soluções de tecnologia para o mercado privado e governo. Com mais de 30 anos de experiência em projetos de missão crítica para grandes clientes em todos os segmentos, em especial para o segmento de saúde, desenvolvendo produtos focados na evolução da jornada do paciente e interoperabilidade. Para saber mais, acesse: https://ctctech.com.br/ 

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore