Curso gratuito aborda Audiodescrição para Redes Sociais

O curso abordará a audiodescrição, recurso de acessibilidade comunicacional que consiste em forma de tradução audiovisual, ampliando o entendimento de pessoas com deficiência visual sobre diversos tipos de eventos, espetáculos e produtos audiovisuais. Com foco na audiodescrição de imagens estáticas, discutirá, ao longo de duas aulas, como utilizar o recurso em publicações, redes sociais e outros ambientes digitais.

Os temas abordados no curso serão:

– Audiodescrição – conceito, público-alvo e aplicabilidade;

– Princípios da audiodescrição para imagens estáticas;

– Audiodescrição de fotografias, charges, obras de arte, tirinhas, histórias em quadrinhos e outros tipos de imagens.

As aulas serão ministradas por Lívia Motta e Roseli Garcia, da Ver com Palavras.

A Ver com Palavras Audiodescrição oferece serviços de audiodescrição e interpretação em Libras para todos os tipos de espetáculos (peças teatrais, óperas, concertos, shows, musicais, espetáculos de dança, espetáculos de circo), produtos audiovisuais (filmes, documentários, comerciais, vídeos institucionais, videoaulas), audiodescrição de imagens estáticas para publicações, redes sociais e sites, bem como audioguias para museus. Ministra cursos de formação para audiodescritores, gestores culturais e professores, em diferentes formatos. Além disso, fornece consultoria para espaços culturais para implementação de recursos de acessibilidade, e articula divulgação e formação de público de espetáculos e produtos audiovisuais acessíveis.

Lívia Motta é audiodescritora e formadora de audiodescritores desde 2004, com mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, com parte de seu doutorado na Universidade de Birmingham, Reino Unido. Coordenadora da Ver com Palavras, publicou os livros: “Audiodescrição: transformando imagens em palavras” e “Audiodescrição na escola: abrindo caminhos para leitura de mundo”.

Roseli Behaker Garcia é consultora em audiodescrição, atriz e cantora. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, defendeu o trabalho “A percepção de esculturas por três pessoas cegas”. Atua na Oficina dos Menestréis, coordenada por Deto Montenegro.



Audiodescrição para redes sociais
Dias 16 e 23/5/2025, sextas das 10h às 13h
Sesc Carmo – Rua do Carmo, 147 – Sé – Centro de São Paulo
A partir de 14 anos

Grátis – Inscrições pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br, app Credencial Sesc SP ou na Central de Atendimento.

CRÉDITO/IMAGEM: Renato-Durval

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore