Defensor Público André Naves elogia aprovação de Projeto de Resolução em homenagem à deputada Amália Barros

“Prêmio Brasil Mais Inclusão” agora é “Prêmio Mais Inclusão Amália Barros”

Em uma decisão unânime que reflete o compromisso do Brasil com os direitos humanos e a inclusão social, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 15 o Projeto de Resolução 22/24, que renomeia o “Prêmio Brasil Mais Inclusão” para “Prêmio Mais Inclusão Amália Barros”. De acordo com o Defensor Público e especialista em Direitos Humanos e Inclusão Social, André Naves, a decisão da Câmara deve ser elogiada e serve como referência para os demais legisladores do país.

“É uma justa homenagem à contribuição de Amália Barros à causa das pessoas com deficiência no país. É muito importante valorizarmos figuras públicas que têm dedicado suas carreiras à defesa dos mais vulneráveis. Isso fortalece o trabalho e cria referências no âmbito de nosso Legislativo para que outros parlamentares trilhem o mesmo caminho. A deputada federal Amália Barros (PL-MT) foi uma dessas figuras, cujo legado inclui a promoção de debates e a criação de projetos de lei essenciais para o reconhecimento e proteção dos direitos das pessoas com deficiência, como a importante lei que reconhece a visão monocular como deficiência sensorial”, declarou André Naves.

A proposta aprovada é um substitutivo apresentado pela deputada Gisela Simona (União-MT), relatora do texto do deputado Abílio Brunini (PL-MT), que foi analisado junto com outras três propostas: dos parlamentares Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG), Altineu Côrtes (PL-RJ) e Antônio Brito (PSD-BA); e Silvia Waiãpi (PL-AP) e Coronel Fernanda (PL-MT); todas com o objetivo de homenagear a parlamentar. Amália Barros faleceu no último dia 12 de maio após complicações cirúrgicas para a retirada de um nódulo do pâncreas.

O “Prêmio Mais Inclusão” é concedido pela Câmara dos Deputados anualmente para empresas públicas e privadas, União, Estados, Municípios; entidades e indivíduos que se destacaram em ações ou trabalhos voltados à inclusão de pessoas com deficiência. O prêmio evidencia valores essenciais, como o respeito à dignidade humana, a igualdade de tratamento e a justiça social, já assinalados em nossa Constituição.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore